Publicidade
Entretenimento
Movidos a cerveja

Vida sobre rodas: Irmãos viajam o mundo em ônibus adaptado para fabricar cerveja

Os argentinos Lucas e Federico Martino iniciaram a viagem na Patagônia argentina e chegam a Manaus após percorrer todo o litoral brasileiro 21/06/2017 às 14:52 - Atualizado em 22/06/2017 às 08:46
Show fin es5699
A bordo de um ônibus modelo Bedford 1964 irmãos vivem com renda das vendas da SUR, marca criada por eles (Foto: Evandro Seixas)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Foi em Fevereiro de 2016 que os irmãos Lucas (31) e Federico (29) Martino decidiram por em prática o projeto mais ambicioso de suas vidas: rodar todo o continente sul-americano em um ônibus Bedford 1964 para fabricar e vender suas próprias cervejas artesanais. O ponto de partida da dupla foi o pequeno vilarejo de El Bolsón, nos altos da Patagônia argentina. Lá, se despediram dos pais, amigos e a bordo do Motorbar, como decidiram apelidar o veículo, já totalizaram mais de vinte cidades percorridas, até chegarem a Manaus no último sábado (17).

Publicitários de formação, os irmãos contam que conheceram os prazeres da fabricação da cerveja artesanal através de amigos há cerca de dois anos, na cidade argentina de Mendonza, onde nasceram. Apaixonados por viagem decidiram unir os dois prazeres. Compraram um ônibus antigo e adaptaram o veículo para que servisse tanto como moradia, quanto como estabelecimento. “Ficamos oito meses arrumando o carro, era um motorhome muito danificado. O motor estava bom, mas arrumamos toda a pintura. Quando chegamos nos lugares para vender, colocamos alguns bancos do lado de fora e servimos”, conta Federico.

Saindo da Patagônia, os irmãos Martino passaram ainda por algumas cidades do Uruguai antes de entrar no Brasil pelo Rio Grande do Sul. Nas terras tupiniquins, o negócio decolou. “O começo de viagem foi bem mais difícil que agora. Tivemos que trabalhar muito, não tínhamos grana nenhuma. Aí quando chegamos no Brasil a coisa começou a rolar, acho que por causa do calor”, revela Federico. Por aqui, participaram de um festival de cerveja em Curitiba e realizaram o sonho de ver de perto os Jogos Olímpicos no Rio. “Quando começou a viagem isso era um sonho e aí as coisas foram dando certo, as cervejas iam dando certo e quando vimos estávamos no Rio de Janeiro vendo as Olimpíadas”, conta os irmãos.

De lá, decidiram percorrer todo o litoral brasileiro até chegarem a Manaus, vindos de Belém do Pará. O caminho entre as duas maiores cidades do Norte foi percorrido em uma travessia de oito dias pelo Rio Amazonas. E nada melhor que aproveitar o tempo livre para fazer mais cerveja. “Fizemos uma cerveja no meio do rio, decidimos dar o nome dela de Amazônia” conta Lucas. 

Adiós, Brasil!

A última parada no país é justamente em Manaus. Daqui, partem para a Venezuela em oito dias. Antes, fazem um pit stop na Manaus Brew Shop neste sábado (24) onde estarão vendendo modelos de até um litro.

A rotina da dupla muda de cidade para cidade, mas o processo por trás da fabricação é o mesmo. “Fazemos cerveja num lugar e vendemos em outro. Geralmente a fazemos em um hostel e depois vamos à praia para vender”, explica Lucas. Batizada de SUR, a marca conta com sabores variados. No cardápio as cervejas tipo Pilsen, Vermelha, Preta e IPA são figurinhas carimbadas, mas há sempre espaço para invenções. “Com essa coisa da viagem começamos a fazer diferentes como a de bacon, feita com um grão defumado com bacon. Fizemos uma de jambú, mas foram só duas garrafas para testar e ficou bom. Como ficamos viajando, existem frutas que ficam para trás, no lugar que estamos, mas não existem no próximo que iremos”, ressaltam os irmãos.

Sem data para acabar, o sonho dos irmãos é percorrer o maior número de lugares possíveis. A meta é chegar a Europa. “O próximo sonho é cruzar a América Central e se der certo vamos para América do Norte. De lá queremos atravessar até a Europa para assistir ao mundial de futebol na Rússia”, revela a dupla.

Degustação

Os argentinos Federico e Lucas Martino estacionarão seu Motorbar em frente a Manaus Brew Shop (Avenida Mário Ypiranga, 64 – Adrianópolis), no próximo sábado (24),  para um intercâmbio com os cervejeiros amazonenses. O encontro começará às 13h, com degustação da cerveja dos hermanos e cardápio especial da Manaus Brew Shop, com direito a três tipos de hambúrgueres feitos na churrasqueira e rótulos exclusivos da loja. Toda a viagem dos irmãos argentinos pode ser acompanhada pelas redes sociais @motorbar.

Publicidade
Publicidade