Publicidade
Entretenimento
Vida

Vip até nos treinos: academias oferecem serviços exclusivos de exercício físico

O treino é personalizado. Cada aluno tem um plano indvidual com acompanhamento diferenciado, conforme objetivos, potenciais e dificuldades próprias 19/12/2015 às 13:47
Show 1
E-Life oferece mauy thai, crossfit e musculação
NATÁLIA CAPLAN Manaus (AM)

Frequentar academia deixou de ser simplesmente em prol do “corpo perfeito” e ganhou a preferência de quem busca um estilo de vida com qualidade. De olho nessa “geração saúde” — sem limite de idade — muitos locais abriram as portas decididos a inovar na forma de trabalho, com atendimento personalizado. Cada cliente tem um plano individual, com acompanhamento diferenciado, conforme os objetivos, potenciais e dificuldades de cada um.

Atualmente, com usuários na faixa etária de 14 a 89 anos, o foco da “Cardiofit Manaus” é unir o bem estar clínico à musculação. A avaliação física inclui um pedido completo de exames médicos, que devem ser apresentados na matrícula; e análise postural, com uma equipe de fisioterapeutas do próprio centro. Durante o treinamento, há também pausas para aferir pressão e medir a glicemia de quem necessita de atenção especial.

“Vimos a necessidade de algo diferente. Nosso treino é montado por uma equipe especializada, com base no perfil de cada aluno. Se ele for diabético, analisamos a glicose no começo e no final do treino, por meio de glicemia capilar. Se for alguém cardíaco, aferimos a pressão no começo, meio e fim da atividade”, diz a coordenadora técnica, Inah Mota, que chegou de Fortaleza (CE) há 8 anos e viu a necessidade de personalizar o serviço na capital amazonense.

De acordo com ela, o número de atletas amadores e profissionais na cidade aumentou bastante nos últimos anos, com destaque para os corredores de rua. Entretanto, ao mesmo tempo em que parabeniza quem deixou o sedentarismo de lado, a personal trainer enfatiza a necessidade de se ter suporte de médicos e profissionais especializados. Nunca fazer exercícios por conta própria, sem orientação básica.

“Eu aplaudo as pessoas pela iniciativa de fazer atividades físicas. O número de corredores de ruas e eventos esportivos está aumentando muito em Manaus. Mas as pessoas devem ter cuidado, respeitar os limites do corpo, ter acompanhamento médico e de profissionais de Educação Física”, enfatiza, ao citar os benefícios da atividade física. “Se exercitar diminui o estresse, melhora o humor e a auto-estima. Nosso lema é foco, determinação e nova vida, mudanças de hábito”, completa.

Ainda segundo a coordenadora da “Cardiofit”, cada aluno recebe um programa com atividades mensais. Para nenhum deles ficar “solto no salão”, cada instrutor atende quatro pessoas por vez, com horário marcado. “Nos primeiros 30 dias é uma fase de adaptação, com atividades leves, respeitando os limites do corpo. Depois, aos poucos, algo mais forte. É uma transição. Assim, evitamos futuras lesões e conseguimos obter mais resultados”, explica Inah.

Sem perda de tempo

Com opções de cross fit, muay thai e musculação, a “E-Life Studio Fitness” também foca na avaliação e acompanhamento individualizado para ajudar os clientes a alcançar metas. Por isso, os oito personais trainers disponíveis atendem somente três pessoas por horário. O tempo de treinamento, porém, não é a prioridade. Mas, sim, a aplicação correta e a intensidade dos exercícios em cada atendimento personalizado, que também tem apoio de uma equipe de nutricionistas.

“A proposta surgiu do nosso meio de trabalho, no dia a dia de quem atua na área. Nossos clientes não têm duas ou três horas para ficar dentro da academia. Então, fazemos um treino específico de 45 minutos a 1 hora, no máximo. Focamos na atenção e execução de cada série de exercícios”, ressalta o sócio-proprietário do espaço, Jardel Ribeiro. “Focamos no resultado desejado pelo cliente”, completa.

Segundo ele, há basicamente dois tipos de objetivos de quem decide freqüentar uma academia. Entretanto, todos têm um fator em comum: querem cuidar da saúde. “Geralmente, o pessoal de mais idade quer focar só na qualidade de vida, nem tanto na estética; enquanto os mais novos também querem baixar o percentual de gordura e ganhar massa magra, mas querem garantir um corpo bonito, sarado”, afirma.

Espaço exclusivo para elas

Há 5 anos em Manaus, a “Contours Academia para Mulheres” oferecer um serviço segmentado. Todas as atividades e até mesmo os aparelhos para treinamento são adaptados ao corpo feminino. Além da musculação, há aulas de yoga, estúdios de estética e de Pilates. Para completar, o espaço não tem espelhos, com o objetivo de resguardar a privacidade das alunas.

“Sempre tem um profissional para atender e máquinas disponíveis para fazer os exercícios, mesmo no horário de pico. Não existe a possibilidade ficar parada. Nosso educador físico é como um personal para cada aluna, que também recebe acompanhamento de nutricionistas”, informa a assistente Hedmara Lira.

Segundo ela, a franquia americana também oferece vantagem às mulheres modernas, que precisam se dividir entre compromissos com a família e a carreira. O tempo necessário para obter resultados é de meia hora. “Você faz o seu horário, não precisa marcar. Proporcionamos um atendimento de 30 minutos, então, ela gasta menos de 1% do dia dentro de uma academia”, diz.

Serviço

O quê? Cardiofit Manaus
Onde? Avenida Bragança 08 Q. 11 Conjunto Déborah - Dom Pedro 1
Info: 3239-2942
Funcionamento: 6h às 21h

O quê? E-Life Studio Fitness
Onde? Avenida Rio Jutaí, 488 - Nossa Sra. das Gracas
Info: 3343-7566
Funcionamento: 6h às 23h

O quê? Contours Academia para Mulheres
Onde? Rua Nova Prata, 225 – Nossa Sra. das Graças
Info: 3234-6030
Funcionamento: 6h às 21h

Publicidade
Publicidade