Publicidade
Entretenimento
Vida

‘Viva Parintins’ e ‘Celebração’: Caprichoso e Garantido divulgam tema para o festival 2016

Temáticas serão trabalhadas pelos bumbás nas três noites do 51º Festival Folclórico de Parintins, que ocorre em junho de 2016 na Ilha Tupinambarana 08/09/2015 às 12:56
Show 1
“Viva Parintins” será o tema do Caprichoso e “Celebração” o tema do Garantido
ACRITICA.COM Manaus

As diretorias dos bumbás Caprichoso e Garantido divulgaram na última semana os temas que cada agremiação folclórica apresentará nas três noites do 51º Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá no mês de junho de 2016, em Parintins, município no interior do Amazonas. “Viva Parintins” será o tema do Caprichoso e “Celebração” o tema do Garantido.

“Viva Parintins”, conforme a diretoria do boi azul e branco, é um presente do Caprichoso aos parintinenses com objetivo de enaltecer a cultura da cidade Parintins. Já o Garantido, com o tema “Celebração”, tentará trazer para a arena do Bumbódromo a riqueza e a diversidade cultural histórica dos povos ancestrais que moldaram a população da Amazônia.

Segundo Gil Gonçalves, membro do Conselho de Artes do Caprichoso, “Viva Parintins” será usado para divulgar ao mundo a arte do povo parintinense. “Esperamos que esse tema alcance o maior número de espectadores possível em todos os cantos desse planeta, para que venham ver a força cultural de nossa gente e a já conhecida e fantástica criatividade de nossos artistas, impulsionadores infinitos da nossa brincadeira de Boi-Bumbá”, disse Gil.

A ideia do Caprichoso de enaltecer Parintins, segundo Chico Cardoso, também do Conselho de Artes, foi inspiração do vice-presidente do boi, Rossy Amoêdo. “Acreditamos que o tema levanta a moral do parintinense que vai ter orgulho de ver o espetáculo, porque vai falar da pele, do sangue, da alegria, de sua festa”, enfatizou Cardoso.

O presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, informou que o boi vermelho e branco vai mais uma vez valorizar as raízes do povo de alma vermelha, trazendo a força ímpar da riqueza e da diversidade cultural. “É um tema gerador da exaltação à vida e do compromisso coletivo que faz jus à efervescência a esta gente que vive em cada pedaço dessa vasta região e que retira das águas e floresta seu sustento”, frisou Adelson.

Para o coordenador da Comissão de Artes do Garantido, Roberto Reis, o tema traz consigo a carga histórica de povos ancestrais que se miscigenaram, compartilhando prazeres, sabores, tradições, crenças e sonhos, moldando e temperando a brasilidade de alegria e criatividade. “Com certeza será mais um projeto audacioso tanto na questão artística, cênica e na plástica”, afirmou Reis.

Antecipação

As duas agremiações folclóricas, Caprichoso e Garantido, divulgaram antecipadamente os temas que serão tratados no próximo festival de Parintins, que acontece daqui a 10 meses Segundo a diretoria do Garantido, o anúncio antecipado se deu para que os compositores tenham mais tempo para criar toadas dentro da temática central, que são as músicas que entoam o espetáculo no festival.

“A Comissão e a Diretoria foram muito felizes com tema, depois de uma discussão ampla com o objetivo de se buscar o melhor para o Garantido e chegamos ao consenso de que ‘Celebração’ irá levar o Garantido a mais um título”, disse o vice-presidente do Boi do Povão, Fábio Cardoso.

A agremiação Caprichoso também antecipou a divulgação do tema 2016. O presidente do Touro Negro, Joilto Azêdo, afirmou que logo depois da conquista do título de campeão, em junho deste ano, houve discussões entre a diretoria e o Conselho de Artes e ficou decidida a temática para o próximo ano. A justificativa de antecipar o anúncio do tema também foi ajudar compositores a ter mais tempo para criação das toadas.

 “Só iríamos lançar nosso tema no dia 20 de outubro (data do aniversário do Caprichoso). Nessa reunião de avaliação de quase oito horas surgiu a expressão ‘Viva Parintins’. Nada melhor que a gente explorar o nome do município no festival folclórico com a criatividade dos nossos artistas para enaltecer ainda mais nossa cidade”, afirmou.

*Com informações das assessorias de imprensa

Publicidade
Publicidade