Sábado, 16 de Novembro de 2019
CINEMA

Websérie 'Contos de Vida e Norte' terá exibição durante o 9º Fórum Internet Brasil

A produção, em três episódios, será apresentada, na íntegra, no Dia Zero do evento integrando as atividades da data dedicada à apresentação de projetos selecionados



WhatsApp_Image_2019-09-30_at_13.11.57_BBD5B784-181F-4A00-88B4-EA5CB30E7DC6.jpeg Foto: Divulgação
30/09/2019 às 14:08

A websérie "Contos de Vida e Norte", um dos 14 projetos contemplados no SaferLab, laboratório de contra-narrativas ao discurso de ódio realizado pela Safernet Brasil em parceria com o Google.org e a UNICEF Brasil, terá exibição especial na 9º edição do Fórum da Internet no Brasil, evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que será realizado em Manaus, entre os dias 1º e 4 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na Av. Constantino Nery, Flores, Zona Centro Oeste de Manaus.

A produção, em três episódios, será apresentada, na íntegra, no Dia Zero do evento integrando as atividades da data dedicada à apresentação de projetos selecionados e encontros de grupos que atuam para transformar a internet num espaço cada vez mais plural e seguro.



Neste ano, o Fórum da Internet no Brasil têm como um dos temas centrais o debate de estratégias para enfrentamento do discurso de ódio no ambiente digital. As inscrições são gratuitas e para participar é preciso acessar a página do evento clicando aqui 

Websérie amazonense

Desenvolvida pelo coletivo manauara Cumbuca, "Contos de Vida e Norte" apresenta três personagens amazonenses que usam a arte e o corpo como forma de enfrentamento ao discurso de ódio. No primeiro episódio, a websérie destaca a drag queen Uyra Sodoma; no segundo, é a vez de contar a história da rapper Catarina; por fim, o terceiro mostra a artista visual Kerol Kemblim. Todos os episódios já estão disponíveis nas redes sociais do Cumbuca.

"Em 2015, o Amazonas registrou 311 crimes de ódio, entre eles racismo, homofobia e intolerância religiosa. Com a websérie, queremos apontar narrativas digitais de ativismo que combatem esses discursos de ódio. A ideia é sensibilizar através da arte produzida por esses artistas", diz Paulo Maciel, um dos integrantes do coletivo.

O projeto "Contos de Vida e Norte" foi lançado em julho, com evento na Sala de Cinema do Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus.

Sobre o Cumbuca

Cumbuca é um coletivo formado por jovens da cidade de Manaus que defendem a arte como instrumento para transformação da internet, valorizando a diversidade e

dando voz a minorias, como mulheres, negros, indígenas e LGBTs. A websérie "Contos de Vida e Norte" foi um dos três projetos da região Norte contemplados no Saferlab, iniciativa da Safernet Brasil, em parceria com o Google.org e com a UNICEF Brasil, para apoiar o protagonismo jovem no desenvolvimento de projetos e estratégias para enfrentamento do discurso de ódio na internet.

Sobre o Fórum da Internet no Brasil

Realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a nona edição do evento será realizada em Manaus (AM) entre os dias 1º e 4 de outubro. A programação é composta por seções principais e 27 workshops que buscam fomentar discussões sobre uma Internet mais plural, segura e acessível, sobre os desafios para a inclusão digital, proteção de dados, direitos humanos, diversidade e ética na Internet, entre outros temas.

Serviço

"Contos de Vida e Norte" - Fórum da Internet no Brasil

Data: 1/10, das 9h as 10h30

Local: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques - Salão 9

(Av. Constantino Nery, 5001 - Flores, Manaus - AM, CEP 69058-795)

Inscrições gratuitas podem ser feitas clicando aqui 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.