Publicidade
Entretenimento
TECNOLOGIA

WhatsApp se torna aliado de pessoas em busca do emagrecimento

Academias e clínicas de estética elegeram o aplicativo para acompanhar e incentivar 24 horas por dia alunos e pacientes em busca de perda de peso 28/07/2018 às 15:13 - Atualizado em 30/07/2018 às 10:53
Show whats
Foto: Márcio Silva
Mayrlla Motta Manaus (AM)

Dieta, exercícios físicos, mudança de hábitos e até remédios podem contribuir para o emagrecimento de uma pessoa. E se incluíssemos nesse combo o WhatsApp? Isso mesmo, o aplicativo pode ser um aliado na perda de peso. O método Afine-se elegeu a ferramenta para ser uma das fontes de orientação aos pacientes em processo de emagrecimento.

De acordo com uma das criadoras do programa, a enfermeira esteta Mariane De Chiara, o Afine-se é baseado em metodologia exclusiva para reeducação de hábitos, e tem como pilares: Repetição, Educação, Monitoramento Contínuo e Motivação (REMM). “O Afine-se trabalha a gestão de peso através da estimulação de hábitos saudáveis, visando melhor qualidade de vida dos nossos pacientes! A filosofia do método está apoiada na geração de consciência de estilo de vida e pedagogia alimentar, aliadas a medidas que visam mudança de padrões mentais e comportamentais, ajudando a pessoa com sobrepeso ou obesidade”, aponta Mariane.

Enfermeira esteta Mariane De Chiara. (Divulgação)

Com mais de 10 mil pacientes, o método está presente em todas as regiões do Brasil, e é utilizado por clínicas de estética licenciadas. No site www.afinese.com é possível contatar os profissionais habilitados. Em Manaus, o programa dispõe de 14 licenciados. 

Segundo a enfermeira esteta, são feitos planos personalizados para cada paciente, e no WhatsApp são discutidos diversos assuntos que auxiliam no programa. “O WhatsApp é uma ferramenta que todos estão ligados 24 horas por dia, sendo a melhor forma para os profissionais acompanharem e monitorarem o processo de emagrecimento, orientando-os e motivando-os diariamente, mesmo quando não estão nas clínicas”, complementa.

Mudança de hábitos

A funcionária pública, Zilda Almeida, 35, é uma das adeptas do projeto Afine-se. Antes de recorrer a ele, ela conta que já tinha tentado todas as dietas possíveis, além de remédios. Zilda emagreceu algumas vezes, mas logo voltava ao peso inicial, o que a fez desistir e se entregar ao sobrepeso. 

Foi quando conheceu o método e conseguiu eliminar 50 quilos em quatro meses. Ela conta que o plano foi dividido em presencial e online. “Na primeira, contava com consultas com os estrategistas de emagrecimento, onde eles nos orientavam sobre rotina alimentar e exercícios, e também com tratamentos estéticos feitos na própria clínica para potencializar o resultado! Quando não estava na clínica, éramos acompanhadas 24h via WhatsApp”, explica.

Funcionária pública, Zilda Almeida. (Divulgação)

No aplicativo, os integrantes postam diversos conteúdos como fotos do café da manhã, o almoço e a janta, além do peso dia a dia. “Qualquer dúvida que tivermos, a gente pergunta para nutricionista que acompanha o grupo. Ela nos orienta o tempo todo, se tiver comendo a mais ou a menos, além de indicar receitas, frases de motivação etc, o que é ótimo, pois assim não temos que esperar até a próxima consulta para tirar nossas dúvidas”, disse. 

Nas Academias

Além das clínicas de estética, as academia de Manaus também utilizam o app para motivar diariamente os alunos em busca do emagrecimento. De acordo com o educador físico, Fred Rolim, a Companhia Athletica dispõe de grupos no aplicativo para repassar avisos importantes e tirar dúvidas sobre alguma programação da academia. Com isso, o relacionamento entre alunos fica mais efetivo. “A comunicação fica mais ativa e estreita os laços entre os alunos. Nós percebemos, também, que além de tudo isso as pessoas sentem necessidade de contar o seu dia, compartilhar experiências e sentirem-se próximas dos seus colegas”, comenta.

Para ele, a principal vantagem dessa interação está na motivação que a comunicação provoca. “Entendemos que as pessoas podem passar mais tempo praticando determinada atividade se estiver em um ambiente em que sinta-se confortável e entre amigos. Condicionamento físico e emagrecimento são consequências de um bom treino e boas aulas”, finaliza o educador.. 

Publicidade
Publicidade