Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
Vida

'Winter is coming!': Fãs falam de expectativas para o retorno da série 'Game of Thrones'

Depois de um ano de espera, primeiro episódio da quinta temporada do seriado vai ao ar hoje, às 21h no canal HBO



1.jpg Daenerys Targaryen (Emilia Clarke, à esquerda) é um dos personagens femininos de força no seriado
10/04/2015 às 11:33

Há um ano, um público específico aguarda ansiosamente pelo dia de hoje. Porque à noite, no canal HBO, vai ao ar o primeiro episódio da quinta temporada de “Game of Thrones”, seriado que popularizou a frase-título desta matéria ("Winter is coming", significando, "o inverno está chegando"). Trata-se do slogan da Casa Stark, da qual pertencem alguns personagens-chave da produção, e diz respeito à necessidade destes se manterem sempre em vigilância com a chegada do inverno - estação que os atinge com mais rigorosidade. O significado mais profundo, porém, reside no fato de que devemos sempre estar atentos para os “invernos” de nossa vida, ou seja, os momentos mais difíceis. 

Com um roteiro repleto de temas polêmicos (anote aí: violência, incesto, disputa cega por poder, sexo quase explícito, etc), produção e direção aplaudidas, “Game Of Thrones” conquistou uma legião inenarrável de entusiastas. A trama não-linear (repleta de mortes inesperadas) faz com que quase todos os personagens estejam sempre aguardando o seu “inverno”. Talvez também por isso, os fãs vivam uma expectativa constante - até pelo longo período entre uma temporada e outra. E essa nova safra de episódios deve ser surpreendente, na opinião de Rafael Monbritt.

“A 5ª temporada promete ser uma das mais esclarecedoras. Deve pegar um rumo diferente do livro, o que preocupa alguns fãs”, cita o redator e roteirista publicitário, criador do site “Mochila de Prótons” (www.mochiladeprotons.com.br). Lá, ele discute assuntos ligados ao universo geek, dentre eles, “Game of Thrones”. Dentre outras apostas, ele diz que agora deve ser revelado mais sobre os White Walkers. “Esse é um assunto pouco conhecido até para quem já leu os livros da saga”, comenta, em alusão aos cinco volumes intitulados “As Crônicas de Gelo e Fogo”, do escritor George R. R. Martin e que inspiraram a série televisiva.

Monbritt cita Jon Snow, personagem do ator Kit Harington, como o seu favorito. É dele que o redator e roteirista publicitário aguarda grandes surpresas. “Devido a forma como seu conflito é retratado, colocando-o sempre em posição de autoridade, sua ascensão é vista dignamente enquanto ele se vê encurralado entre dois reis poderosos. Sua frustração e medo de comprometimento o transformam em uma grande aposta dramática da série”.

Longe do clichê


A universitária Jéssica Abreu, que acompanha “Game of Thrones” também desde a primeira temporada (2011), diz estar empolgada com o possível encontro de Tyrion Lannister (Peter Dinklage) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke). Segundo Jéssica, o seriado é despudorado e passa longe do clichê. “Acho interessante como em cada temporada, uma casa está à frente da outra, ou está no topo e na próxima, ela cai”, resume. 

Outra grande fã é sua amiga Bianca Chiesa, universitária. Ela ressalta o poder dos personagens femininos como um dos pontos altos. “A gente não está acostumado a ver mulheres heroínas, principalmente em seriados desse tipo. Até mesmo a Sansa [Stark, personagem de Sophie Turner], que é a minha personagem favorita, está deixando de ser menininha inocente para evoluir”.

Já Bianca cita Arya Stark (Maisie Williams) como sua predileta. Curioso, no mínimo, é dizer que as personagens são irmãs na série e, antes tão diferentes, agora parecem se igualar em força. O motivo? Melhor não pecar pelos spoilers e esperar a estreia hoje, às 21h.

Saiba Mais:

“Game of Thrones” é uma super-produção que consegue com maestria criar o clima medieval sugerido nos livros. “A história é rodada em locais espetaculares de três países: Croácia, Espanha e Irlanda. Isso aliado à complexidade do vestuário e maquiagem”, elogia Rafael Monbritt.

Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.