Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
INTERNET

Youtubers se mudam para QG de produção de conteúdo audiovisual em Manaus

A prática, comum no eixo RJ-SP, alimenta o sonho de jovens que pretendem viver através dos ganhos da plataforma de vídeos



13/08/2017 às 10:00

O que acontece quando vários amigos se reúnem para morar numa casa? Muita bagunça, provavelmente. Mas eles prometem ser responsáveis. Quatro amigos, residentes de Manaus e produtores de conteúdo audiovisual para a internet resolveram se mudar para uma espécie de casa dos youtubers. A prática comum no eixo Rio-São Paulo se instala na capital amazonense e alimenta o sonho de jovens que pretendem viver através dos ganhos da plataforma de vídeos.

O casal Steven Andrade, 22, e Juninho Lima, 21, do canal “Vamos de Dois” foram os motivadores da mudança dos youtubers para a casa. “A ideia da casa surgiu de querermos um espaço só nosso, ficarmos mais perto dos nossos amigos produtores de conteúdo, além de produzir com mais peridiocidade e qualidade”, explica Juninho. “Muita gente está acostumado a ver no Youtube algumas ‘Youtube House’s’, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro e ter essa casa em Manaus é uma responsabilidade grande. Temos potencial como os outros estados”, afirma Steven.



Por isso, Jonathan Antunes, 24, do canal “Curta Ideia”, uniu o útil ao agradável. Ele também já estava à procura de uma casa para morar e vê nessa chance, a possibilidade de fortalecer seu canal. “A ideia de me mudar começou quando eu já queria caminhar com minhas próprias pernas. Conversei com o Juninho e o Steven e vi que eles também estavam atrás de um lugar pra morar juntos ou dividir com alguém. Depois de umas conversas, amadurecemos a ideia e decidimos dividir uma casa”, conta o youtuber.

Segundo Jonathan, essa interação contribui para alavancar os canais do grupo. “Como estou convivendo 24h com pessoas que produzem vídeo, um motiva o outro a continuar, um alavanca o outro, ajudando, dando dicas e ideias pra vídeo. Isso faz com que a nossa network cresça”, complementa.

Julio Rickson, 22, do canal “Santuário Gamer” conta que já morava sozinho antes, mas que precisava da experiência de morar com outros produtores de conteúdo. “Fiquei sabendo que os meninos queriam se mudar e decidi entrar pro grupo. Estava precisando me desenvolver mais, de um impulso, tanto como pessoa, tanto quanto youtuber”, conta.

Cultura nerd 
Steven e Juninho resolveram se embrenhar no Youtube através do canal “Co-op Geeks”, em 2014. A proposta inicial de divulgar os momentos em que eles se divertiam com jogos online não deu muito certo e eles ampliaram seus horizontes e mudaram o nome para “Vamos de Dois”, em 2016. 

A meta do canal atualmente é mesclar os dois universos: o mundo geek e temas voltados para relacionamento. “Falamos sobre representatividade LGBT no mundo gamer, preconceito dentro da própria comunidade, assuntos atuais, séries e teorias”, conta Steven. Hoje, o canal conta com mais de 10 mil inscritos e 516 mil visualizações.

Jonathan criou o “Curta Ideia” também em 2014, e a proposta inicial era falar sobre a cultura em geral da região. “Não foi pra frente, pois não recebi apoio da classe artística na qual eu fazia parte na época. Por isso, passei para o formato de vlog, onde dava minha opinião sobre assuntos diversos que estavam acontecendo, envolvendo celebridades e políticos, por exemplo”, explica. 

O formato funcionou e hoje em dia, o “Curta Ideia” totaliza mais de 5.700 inscritos e mais de 238 mil visualizações. O conteúdo cresceu e abrange vídeos sobre séries, animes, filmes, além dos costumeiros vlogs de opinião. Com a nova casa, Jonathan afirma é maior que a possibilidade de ampliar ainda mais o conteúdo do canal.

“De um tempo pra cá, comecei a criar quadros, alguns foram pra frente, e outros estou trabalhando em formatos mais dinâmicos. O canal ele tem duas ramificações: um onde falo minha opinião sobre as coisas e outra sobre seriados que é algo presente na minha vida. Estou tentando com a casa nova, ter mais recursos como gameplay, pois eu não tinha console e não dava pra gravar”, conta o youtuber.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.