Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
A saga da família Assayag

A saga da família Assayag

Hoje já são mais de mil parentes espalhados por todo o Brasil. Parte dos familiares vai estar reunida em Parintins para comemorar 125 anos de história dos Assayag no Amazonas



1.png Fotos guardam memória da família Assayag em Parintins
27/06/2013 às 13:03

Os irmãos Isaac e Simão Abraham Assayag deixaram  Marrocos rumo ao Amazonas, considerado por  eles uma terra sagrada, para dar início a saga da família. Saga esta que teve como base a cidade de Parintins, no interior do Estado, há exatos 125 anos.  Atualmente, seus descendentes estão espalhados pelos quatro cantos do Brasil. Parte deles vai estar reunida, nesta quinta-feira (27), na Ilha Tupinambarana, durante evento em comemoração a data.


A ideia de reunir os membros da família em Parintins partiu de Elias Assayag, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O encontro foi marcado para acontecer na casa de Simão Assayag, no bairro de Palmares, na beira do Lago Macurani.

Vem Assayag de diversas partes do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.  A convocação foi feita por telefone, e-mail e redes sociais. De acordo com Simão, são mais de mil Assayags em todo o País.

Na ocasião, os primeiros desbravadores da Ilha serão homenageados.  A jornalista Daniela Assayag será a cerimonialista da festa. Simão promete apresentar uma canção de ninar composta por ele especialmente para a ocasião, intitulada “Acalanto”. O levantador do Boi-Bumbá Caprichoso, David Assayag, também vai se apresentar. Ele faz parte de uma das ramificações da árvore geneológica da família, um verdadeiro quebra-cabeça, segundo Simão Assayag.  

Torcedores


Em busca da independência econômica, os irmãos Isaac e Simão  Assayag desembarcaram em Parintins e ganharam os rios da região trabalhando como regatões. “Eles tinham um lado mistíco de achar que aqui era a terra prometida, o que acabou sendo”, afirma Simão Assayag, torcedor roxo do Boi da Francesa. Característica esta, aliás, marcante em quase todos os membros da família.

Simão - que criou e durante sete anos foi o presidente do Conselho de Artes do Caprichoso -  recorda que o pai, Elias, incentivava o boi de rua. A trajetória dos Assayg se confunde com a própria história do centenário do boi.

Pioneiro


Junto com o irmão Simão Abraham Assayag, Isaac Abraham Assayag trouxe dois filhos do Marrocos (Abraham Isaac e Salomão Isaac). Aqui a família cresceu. Só ele teve mais sete filhos depois que chegou.

O primeiro a nascer em Parintins foi José Isaac Assayag, em 1893. Nesse caso, o avô do ex-vice-governador Samuel Hanan.  Este ano, ele estaria completando 120 anos. Mais uma data redonda para embalar as comemorações da família Assayag.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.