Publicidade
Especial
Especiais

Arena renovada para centenário: bois e público ganham espaço

Foram investidos nesta obra pelo Governo do Amazonas R$ 45 milhões, que possibilitaram a geração de 600 empregos diretos, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Cultura (Sec) 24/06/2013 às 10:39
Show 1
Sistema de luzes enfeita o prédio de azul e vermelho
Jonas Santos Manaus, AM

No dia 27 de junho a reformado Bumbódromo ficará completamente pronta para ser inaugurada no dia 28, quando inicia o 48º Festival Folclórico de Parintins, prometeu o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga. Uma das novidades da arena é a construção de uma passarela suspensa de som e iluminação, fixada a 19 metros de altura, em uma estrutura metálica em forma de arco, com vão livre de 110 metros.

Foram investidos nesta obra pelo Governo do Amazonas R$ 45 milhões, que possibilitaram a geração de 600 empregos diretos, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Cultura (Sec). A nova arena do confronto entre Garantido e Caprichoso teve sua estrutura ampliada de 15 para 19 mil metros quadrados.

“Esta é de longe a maior reforma da história do Bumbódromo com o aumento de sua capacidade” disse a secretária de Infraestrutura do Estado ( Seinfra),Waldívia Alencar. As arquibancadas que abrigavam7,5mil pessoas foram ampliadas para 10mil lugares, que somados aos ambientes de 31 novos camarotes perfazem um total de 16,5mil espectadores.

Os torcedores terão acesso ao Bumbódromo por duas entradas e saída em dois portões laterais. Existem ainda oito rotas de fuga para situação de emergência. O prédio do Bumbódromo também é protegido contra descargas elétricas atmosféricas com equipamentos que obedecem às normas da ABNT. Serão duas cabines de Acesso aos camarotes ganhou o serviço de elevadores. Serão duas cabines de transmissão deTVe espaço para a imprensa.

Acessibilidade

“Foram realizadas ainda obras de adaptação externa e interna do Bumbódromo para ter total acessibilidade, com rampas, banheiros e camarotes exclusivos para pessoas com necessidades especiais, além de elevadores e piso próprio para deficientes visuais e lugares destinados a cadeirantes”, informou Robério Braga. As transmissões de TV contarão, a partir deste ano,com uma cabine própria para a tradução em libras e audiodescrição, que se somam aos investimentos de modernização e tecnologia.

O novo Bumbódromo também passou a contar com subestações e instalações elétricas. A subestação vai operar com 2,6mil KVA. Ànoite, a fachada do prédio é dotada de efeitos luminosos nas cores vermelha e azul.

O tabladão

O ex-prefeito de Parintins, Gláucio Gonçalves, foi quem idealizou o Bumbódromo, construído em 1988, pelo então governador Amazonino Mendes. Gláucio já havia construído um Bumbódromo em madeira e com estrutura menor, apelidado de Tabladão.

Números

16,5 mil lugares é a capacidade do Bumbódromo. Antes era de 12,2 mil assentos.
15 metros quadrados era a área do Bumbódromo. Passou para 19 mil metros quadrados.
31 novos camarotes foram construídos na área frontal à apresentação dos bumbás.

Publicidade
Publicidade