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Especial
Evolução de instrumentos

Boi de muitos sons

História das toadas é marcada pela introdução de novos instrumentos musicais 30/06/2013 às 11:53
Show 1
Bené Siqueira levou o Cuatro Venezuelano para a arena
Lúcio Pinheiro Parintins

Um dos principais traços da evolução do jeito de brincar de boi bumbá em Parintins está nos instrumentos utilizados para executar as toadas(músicas que embalam as apresentações de Caprichoso e Garantido) ao longo dos últimos 100 anos.

Pela influência do bumba-meu-boi do Maranhão, no início do século passado, os levantadores de toadas (à época chamados de Amo do Boi) tinham seus versos e toadas acompanhados por tambores de couro.

Dos tambores d emadeira e couro de jibóia, aquecidos no fogo para chegar à afinação adequada, houve a mudança da madeira para a lata.

“Depois, já na metade dos anos de 1950, começam a chegar os tambores com afinação e pele com qualidade melhor”, conta Fred Góes, músico e diretor geral da apresentação do Garantido. Do couro,os tambores passaram a ser confeccionados com pele sintética, como funciona até hoje.

São os instrumentos de cordas, como Charango e Cuatro Venezuelano, que, nos anos 1980, vão dar a virada na forma de interpretar as toadas dos bois de Parintins.

“A rapaziada nova viu que tinha a necessidade de ter novos instrumentos,porque, às vezes, a gente levantava um atoada em um tom muito alto,que no final, tinha que fazer um esforço grande para segurar (atingir as notas)”, afirma Bené Siqueira, músico e Sonoplasta do Caprichoso.

Mas não foi fácil quebrar a supremacia dos instrumentos de percussão e colocar harmonia nas toadas. Quem tentava era acusado de querer desvirtuar o folclore. “A gente veio brincando lá na baixa (doSãoJosé) como Charango, com o Cuatro Venezuelano, mas cantando apenas nas rodas. A gente era praticamente proibido de subir no palanque (antigo palco das bandas no festival)”, diz Fred.

Fred Goés trouxe o Charango para o Festival

Segundo o artista do Garantido, era inegável que mais cedo ou mais tarde os instrumentos de cordas iriam conquistar o público. “Percebíamos isso porque,quando a gente cantava, fora do palanque, a vibração (das pessoas) era maior, por causa da harmonia”, afirma Fred Góes.

Apesar de ser o responsável por trazer o Charango para Parintins e usá-lo para tocar toadas, não foi Fred quem primeiro levou o instrumento para as apresentações dos bois. Segundo Bené, o feito ficou para Sílvio Camaleão,aluno de Fred.

Acompanhando o caminho aberto pelo Charango de Fred, Bené conta que aproveitou para introduzir o CuatroVenezuelano na toada. Segundo ele, o instrumento já era tocado por ele na banda Regional Vermelho e Branco.

“O primeiro instrumento colocado no boi foi o Charango. Depois vim também fazendo um CuatroVenezuelano, que é como se fosse um violão, junto com essa parte andina do Charango”, lembra Bené.

Guitarra ainda está em teste

A guitarra é um dos novos instrumentos que vêm passando por experimentações em toadas pelos músicos da ilha Tupinabarana.  O Garantido tem ousado nos dois últimos anos em solos mais agressivos do instrumento, principalmente no CD 2013.

Segundo Bené Siqueira, o Caprichoso até chegou a gravar um demo com guitarra,mas não gostou do resultado.  “Desde o ano passado, parece que tem alguém querendo empurrar a guitarra.Mas ela não encaixou. Ainda não soou direito”, provocou Bené Siqueira.

Fred Góes responde às críticas lembrando que faz parte da história da música o avanço da sonoridade.  E alfineta: “Nesse processo de aprimoramento musical do espetáculo do boi, houve muita reação, que é natural de quem não conhece música”.

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