Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
Especiais

Cerca de 70 mil turistas assistem ao maior festival da Amazônia; evento movimenta R$ 54 milhões

A participação da presidente Dilma Rousseff (PT) no evento foi cancelada na última segunda (24), após a vaia coletiva que ela ouviu na abertura da Copa das Confederações e depois da série de manifestações pelo Brasil. Outros políticos e celebridades estão entre os turistas que assistem a encenação de lendas e rituais inspirados no imaginário indígena e caboclo. O evento terá transmissão ao vivo pela web



1.jpg Boi Garantido abre o 48º Festival Folclórico de Parintins
28/06/2013 às 23:10

A ilha de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus)  serve de palco para a disputa de duas agremiações durante o maior festival folclórico da Amazônia. Os bois Caprichoso e Garantido  – que completam 100 anos em 2013 –, se apresentam nesta sexta-feira, sábado e domingo (30) em uma arena batizada como Bumbódromo. Aproximadamente 70 mil turistas participam da festa, que também será transmitida pela Record Internacional e Record News e Portal acritica.com.

Segundo dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o Festival Folclórico de Parintins deve movimentar o montante de R$ 54 milhões na economia do Amazonas. Os números são condizentes com a grandiosidade da festa, que está em sua 48ª edição e atrai visitantes de várias partes do mundo à Amazônia.  



Todos os anos, nas últimas três noites do último fim de semana de junho, a partir das 20h (horário local), as agremiações disputam um duelo no qual as armas são manifestações artísticas. Dança, música, shows pirotécnicos, alegorias gigantescas repletas de movimento e efeitos são usadas para encenação de lendas e rituais inspirados no imaginário indígena e caboclo.


A festa é dividida pelas cores azul (Caprichoso) e vermelho (Garantido) e conta com a apresentação de 21 itens. Um dos principais deles é a galera, ou torcida. Durante o Festival Folclórico de Parintins, os cerca de 30 mil espectadores que acompanham a festa nas arquibancadas da geral – com entrada gratuita –, participam ativamente do festejo. Eles concorrem ao item 19 e dão o tom único e emocionante à festa.

Presenças ilustres

A participação da presidente Dilma Rousseff (PT) no evento foi cancelada na última segunda (24), após a vaia coletiva que ela ouviu na abertura da Copa das Confederações e depois da série de manifestações pelo Brasil.  Outros políticos e celebridades estão entre os turistas. Aécio Neves (PSDB) assiste ao evento, já Romário (PSB) e David Brasil  participaram do show do cantor Naldo na última quinta-feira (27).   


Leia mais sobre a primeira noite de apresentação do Boi Garantido.

Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Portal acritica.com e mais detalhes sobre o evento nas redes sociais.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.