Publicidade
Especial
Compositores com nomes escritos na história

Compositores que estão com toda moral nos CDs oficiais dos bumbás de 2013

Compositores que conseguem a façanha de emplacar canções nos CDs dos bois bumbás já estão com nomes escritos na história 25/06/2013 às 14:04
Show 1
Demetrius se prepara para lançar um disco com suas criações
Artur Cesar Parintins

Emplacar  uma toada nos CDs oficiais dos bumbás é um senhor feito, visto a quantidade e qualidade dos trabalhos inscritos todos os anos. Emplacar um número expressivo de toadas, então, é a realização para qualquer compositor. Que o digam os músicos Demetrius Haidos e Adriano Aguiar, que este ano festejam os centenários de Garantido e Caprichoso marcando seus nomes nos combos especiais (CD+DVD) lançados em 2013.

Autor da toada “Sensibilidade”, sensação do festival de 2012,  Adriano Aguiar carimbou seu retorno triunfal no ano do centenário do Touro Negro: ele assina - em alguns casos com parceiros - oito toadas. “Tem gente que fala em panelinha de compositores (para emplacar mais toadas), mas não é isso. Há  pessoas que trabalham melhor um determinado tipo de toada. Eu, por outro lado, acredito ter uma densidade musical que me habilita a ter mais entrada. Já fiz toada de ritual, celebração folclórica, lenda, galera”, afirma Adriano.


“Na hora de compor uso a seguinte tática: procuro temas que ninguém explorou ainda”, explica Adriano, que este ano contabiliza 40 toadas em seu portifólio de composições, entre elas, sucessos como “Sentimento Caprichoso”, “Chegada do meu Boi” e  “Balanço Popular” do Boi Bumbá Caprichoso.   

Trabalho próprio

Pelo lado do Boi Garantido, o compositor Demetrius Haidos mantem a média de anos anteriores e assina seis toadas no combo do vermelho, em parceria com outros compositores, como o amigo Geandro Pantoja. “Desde  2003 tenho essa média de 5 a 7 toadas nos CDs oficiais”, destaca.

Entre os sucessos de autoria dele estão “Rainha Morena”, “Explosão do Coração” (as primeiras dele, lançadas em 1999), “Bicho Folharal” e “Terra Grande Maloca”.  Este ano ele se prepara para lançar um CD em comemoração pelos 15 anos de carreira, com a participção de artistas
como David Assayag, Sebastião Jr. e Arlindo Jr.

Publicidade
Publicidade