Publicidade
Especial
As Ykamiabas

Conheça as " Dessanas de Parintins"

Trio musical " As Ykamiabas", formado há dois anos, grava primeiro CD que traz sucessos de toadas de boi 26/06/2013 às 13:44
Show 1
Cantoras parintinenses Dayse, Bruna e Silvia quebram o monopólio masculino e apresentam toadas acústicas
Cinthia Guimarães Parintins

Inspiradas no Dueto Amazônico, famoso em Manaus por interpretar toadas em versão acústica, as meninas que fazem o backing vocal oficial nos currais oficiais dos Bois de Parintins - as dessanas -  resolveram se reunir em prol de um novo projeto musical e criar  “As Ykamiabas”, que em tupi significa “As Guerreiras Amazonas”.  A formação inicial composta por quatro cantoras, entre elas Dayse Mendes e Bruna Karla,  começou em setembro de 2011, após o Festival de Toadas, em Parintins.

O primeiro CD do grupo musical foi lançado no dia 10 de maio contendo 10 faixas de toadas dos bois Garantido e Caprichoso, das antológicas aos sucessos mais recentes como Sensibilidade, DNA Caboclo, Amazonas Akamaé e Geração Garantido. O disco foi gravado em Parintins e mixado em Manaus.

EM 2013, elas decidiram convidar Silvia Muniz, cantora de barzinhos da cidade, para compor a atual versão das Ikamiabas.

“Temos as nossas preferências, mas o engraçado é que cantamos com o mesmo amor as músicas dos dois bois. O mais legal é que somos compreendidas pelos nossos presidentes”, ressaltou Bruna.

Dayse  faz apoio  na banda dos curral do Garantido, enquanto Bruna e Silvia estão no Caprichoso quebrando a imponência das vozes graves dos levantadores de toadas. “É difícil cantar toada como mulher porque tem que transportar as notas graves para a nossa voz. Mas as pessoas têm gostado. Acho que fomos muito ousadas”, afirmou Bruna.

Elas ainda não são conhecidas pelo público de Manaus, mas já se apresentaram em Santarém, na festa de aniversário de Davi Assayag em Parintins e outros eventos culturais da cidade. “Por enquanto é um hobby nosso. Se a gente despontar na música, vai ser um grande prazer”, disse Dayse que é estudante de Enfermagem. Bruna, 25 anos, é diagramadora do jornal Repórter Parintins e vai começar a faculdade de Jornalismo, e Silvia, 25, estuda Serviço Social.

Publicidade
Publicidade