Sábado, 07 de Dezembro de 2019
David canta Garantido

David Assayag canta Garantido no centenário

Levantador do Boi Caprichoso gravou participação no CD extraoficial lançado por um grupo de compositores do vermelho



1.jpg David Assayag
25/06/2013 às 15:05

O levantador de toadas do boi Caprichoso, David Assayag, gravou o CD com toadas do Garantido, produzido por um grupo de compositores que não tiveram suas músicas incluídas no CD oficial do boi da Baixa do São José. David canta 16 toadas, a maioria que fala do amor de 100 anos pelo Boi Garantido. O cd intitulado “Quem manda é a galera”, traz ainda, na abertura, a gravação do último registro da voz de Lindolfo Monteverde, o fundador do  Garantido, que entoa a clássica toada “Urrou meu novilho”, de autoria dele. O disco, segundo os produtores, celebra o centenário do bumbá, que mais vezes venceu o Festival Folclórico de Parintins.

“Trata-se de um registro histórico para o ano do centenário. Eu também fiz parte da história do Garantido e nada mais justo do que eu deixar a minha voz neste CD, como lembrança. Veja bem, eu sai do Garantido em um processo que não foi muito bem explicado”, avalia o levantador de toadas do Caprichoso, que esteve por 15 anos defendendo as cores vermelha e branca. David transferiu-se para o Boi Azul, em setembro de 2009, após desentendimento com a diretoria do Garantido.



Participações

Além do vozerão de David, também cantam no disco a “Rosa Vermelha” Márcia Siqueira e o exapresentador Paulinho Faria. O CD é produzido por Rafael Lacerda, João Paulo Faria, Mencius Melo e Neto Cidade. No repertório estão incluídas toadas de compositores como Emerson Maia (Inesquecível Lindolfo/1980); Tadeu Garcia ( Tributo ao caboclo/1995); Demetrius Haidos e Geandro Pantoja( Centenário do boi Garantido); e de Chico da Silva que assina a obra “Garantido no cio”.

Independente

O compositor Paulinho dú Sagrado, que hoje está no Caprichoso, também participa da gravação com arranjos. “É uma obra independente. Gastamos mais de R$ 12 mil. A tiragem inicial foi de mil cópias. Mais de 80% do CD será enviado e distribuído gratuitamente em Parintins”, disse um dos produtores do disco, João Paulo Faria.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.