Publicidade
Especial
Paixão para todo mundo ver

Paixão de torcedor

Em Parintins, fachadas das caas retratam o amor de seus moradores pelos bois Garantido e Caprichoso 29/06/2013 às 17:24
Show 1
A paixão dos torcedores invade até a decoração das casas em Parintins
Evelyn Souza Parintins

O amor dos parintinenses pelo boi surpreende. Na época do Festival Folclórico de Parintins, é possível ver que essa paixão não transparece apenas nas vestimentas ou acessórios,ela invade as casas dos torcedores. As cores e símbolos de Garantido e Caprichoso fazem parte da decoração de algumas residências.

A casa da artesã Joice de Souza, 38, localizada na Avenida Nações Unidas, centro da cidade, chama a atenção de quem visita a Ilha. Pintada nas cores vermelha e branca e com corações na fachada, todos os anos a fachada recebe um retoque.

“Eu peço a escada da vizinha emprestada para pintar aqui. A gente faz um mutirão e Todo mundo ajuda a pintar a casa, tudo pelo nosso amor ao Garantido”, disse.

A casa foi passada de pai para filho e Joice ressalta que ela deu início à “tradição” da pintura temática. “Pretendo reformar a minha casa,mas a pintura vai ser do mesmo jeito sempre. Para mostrar toda a paixão pelo meu boi”, afirmou.

A renda da família para custear a ornamentação da residência vem da venda de trabalhos feitos pela artesã. Joice faz  entalho em madeira e vende nas ruas da ilha. “Eu vendo minhas coisas nos restaurantes, pousadas.Tudo isso pra ter um dinheirinho para poder sair, curtir e torcer pelo meu amor, o meu Garantido”.

A casa de Joice é“point”para os turistas. Ela conta que muita gente gosta de tirar fotos na fachada da casa,mas como trabalha nos fundos quase não vê as pessoas que param para fazer os registros. “A vizinha me conta que muita gente para aqui e fica admirando a pintura da minha casa”, conta.

Do lado azul

Torcedores do Boi Caprichoso, o aposentado Jorge Fernando Amaral, 85, e a esposa, a técnica de enfermagem Rita Romano, 44,moram em uma casa totalmente azulada.

Na residência localizada na Rua Hebert de Azevedo, centro, é possível ver um desenho grande do Boi Caprichoso no muro da casa. O aposentado ressalta que as pinturas foram feitas por dois de seus filhos.

Segundo ele, todos na residência são torcedores do caprichoso, desde a neta mais nova. “Meus dois filhos mais velhos torcem para o Garantido. Mas aqui não existe esse problema. Cada um torce para o boi que quiser”, disse.

Celebridade

A moradia do aposentado já foi fotografada para uma importante revista de  celebridades. “Na época, a apresentadora Adriane Galisteu veio aqui e adorou tudo o que viu. Não queria mais sair daqui”, contou Jorge Amaral.

Ele afirmou que muita gente se intessa em visitar a casa e tirar foto. A pintura do local é renovada todo ano e algumas vezes a tinta utilizada é doada.

Publicidade
Publicidade