Publicidade
Especial
Jurados do Festival

Resultado do festival está nas mãos deles

O boi bumbá campeão do centenário será conhecido na apuração desta segunda-feira, às 14h, no Bumbódromo 29/06/2013 às 16:00
Show 1
Os jurados quando desembarcavam nessa sexta-feira no Aeroporto Júlio Belém. Eles vieram do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e da Bahia
Jonas Santos Parintins

O resultado do maior Festival Folclórico da história de Parintins está nas mãos de nove pessoas oriundas dos Estados da Bahia,Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Eles chegaram por volta das 17h de sexta-feira(28) em Parintins e 20 minutos antes do início das apresentações dos bois Garantido e Caprichoso estavam no Bumbódromo.

Os jurados que vieram do Rio Grande do Norte são: Silvana Amália Araújo, professora de Educação Física, coreógrafa de quadrilha junina com atuação em manifestação folclórica brasileira; José Sávio Araújo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutor em Artes; Carlos Henrique Lisboa Fontes, mestre em Comunicação Social com atuação em teatro.

De Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul,vieram Marta Siqueira, que tem mestrado em Artes pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; o maestro Manuel Câmara Raslan; Zito Ferrari, professor e pós-doutor em Artes pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; e Neide Garrido, coreógrafa e dançarina. A primeira foi escolhida presidente da Comissão Julgadora, por meio de um sorteio.

Os outros julgadores são: Alfredo José Moura Assis, maestro e musicólogo pela Universidade Federal da Bahia; José Antônio Carneiro, coreógrafo e especialista em artes cênicas pela Universidade do Estado da Bahia; e Daniela Maria Amoroso, doutora em Artes Cênicas e especialista em folclore brasileiro, também pela Universidade Federal da Bahia.

Disputas acirradas

Os jurados observarão 21 itens em julgamento. A nota mínima é 8 e a máxima é 10, podendo ser fracionada. São 20 fiscais de cada boi nomeados para atuarem na fiscalização de eventuais irregularidades durante a apresentação.

Ao menos as notas de dois itens deverão incidir um efeito maior na opinião pública. Uma refere-se às direcionadas a Porta-Estandarte do Garantido,Verena Ferreira, e Raíssa Tupinambá, que defende o mesmo item pelo lado do Caprichoso. Ambas estreiam neste ano histórico.

Neste item os jurados avaliam bailado,garra,desenvoltura, simpatia, elegância e alegria. O segundo caso é uma disputa à parte entre os dois levantadores. Desde que deixou o Garantido e assinou contrato com o Caprichoso, David Assayag enfrenta a concorrência de Sebastião Jr. Em 2011David foi melhor e ano passado Sebastião levou vantagem.

Publicidade
Publicidade