Publicidade
Especial
Especiais

Susam reforça atendimento médico em Parintins durante o festival

Nos dois postos de atendimento montados no Bumbódromo, a Susam terá clínicos gerais e enfermeiros com experiência no atendimento de urgência e emergência, com classificação de risco 24/06/2013 às 12:21
Show 1
A Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais já está realizando em Parintins uma série de ações, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce das DSTs e Aids
acritica.com Manaus, AM

Cerca de 80 profissionais da saúde estarão em Parintins (localizada a 369 quilômetros de Manaus) durante o período do 48º Festival Folclórico para reforçar o atendimento na rede hospitalar do município. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e contará com dois postos de atendimento montados na área do Bumbódromo. Além disso, a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais está apoiando a coordenação local da área, nas ações de educação em saúde e prevenção que serão realizadas durante o evento.  

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a Susam enviará a Parintins uma equipe médica e de enfermagem para reforçar o atendimento nos Hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo. Entre os especialistas estarão: cirurgião geral; anestesiologista; médico intensivista; neurologista; ortopedista; clínico geral; cardiologista; pediatra; ginecologista; oftalmologista; e gastroenterologista. Nos dois postos de atendimento montados no Bumbódromo, a Susam terá clínicos gerais e enfermeiros com experiência no atendimento de urgência e emergência, com classificação de risco. Também estarão nestes dois postos, médico neurologista, oftalmologista, cardiologista, pediatra, anestesiologista e gastroenterologista.  Para reforçar o serviço de remoção de pacientes da Secretaria Municipal de Parintins, a Susam também enviará ao município duas ambulâncias: uma de suporte básico e outra do tipo UTI, ambas com condutor socorrista.  

Prevenção

A Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão do Governo do Estado, já está realizando em Parintins uma série de ações, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce das DSTs e Aids. As ações, que são executadas em parceria com a Prefeitura de Parintins, tiveram início no último dia três, no município, e seguirão até 5 de julho, com intensificação no período de realização do festival folclórico.

A programação inclui a oferta de cerca de dois mil testes rápidos, distribuição de 50 mil preservativos, folders educativos, além de 24 mil ventaloras, contendo informações como dicas de saúde e prevenção contra as doenças. O material de campanha foi enviado ao município pelo Governo do Estado, que também encaminhará equipe da Coordenação Estadual, para apoio técnico das ações durante as festividades. 

Publicidade
Publicidade