Terça-feira, 16 de Julho de 2019
Toadas que conquistaram

Toadas que conquistaram o Brasil e o mundo

Toadas como " Tic Tic Tac" e " Ritmo quente" ganharam o Brasil e o mundo.  Grandes nomes também sem rendem ao ritmo



1.png Zezinho Corrêa canta o hit "Tic Tic Tac" em todos os shows que faz
29/06/2013 às 16:17

A cadência dos tambores e o ritmo das toadas parintinenses já extrapolaram os limites da Ilha e ganharam o mundo. Daniela Mercury, Chico da Silva, Jorge Aragão e Carlinhos Brown são alguns dos grandes nomes da música brasileira que se renderam ao som vibrante que embala os brincantes amazonenses.

Quando o assunto são toadas que fizeram sucesso lá fora, a primeira que vem à mente é“Tic Tic Tac” (Braulino Lima), que o Garantido levou para a arena em 1993 e foi gravada pelo grupo Carrapicho. Três anos depois, a música era o hit do verão europeu

e teve quase um milhão de singles vendidos na França. O sucesso se estendeu a países como Alemanha, Bélgica,Suíça,Polônia, Israel e Líbano.

Tudo começou quando o francês Patrick Bruel ouviu a toada gravada pelo Carrapicho e decidiu lançá-la no seu país. “Marcou minha vida e carreira artística, foi o meu maior momento de expressão. Canto ‘Tic Tic Tac’ até hoje, em todos os lugares aonde eu vou,não importa o gênero do show”, conta Zezinho Corrêa. “É como se o Braulino não a tivesse feito para o Garantido, e sim para mim”.

Para o compositor, que aos 74 anos ainda mantém o ritmo de produção, o estouro da música foi uma surpresa. “Agente fazia música por paixão à brincadeira, e não visando ao lucro”,disse Braulino Lima. “Acho que o sucesso veio como recompensa divina pelo trecho ‘Amazonas rio da minha vida, imagem tão linda que meu Deus criou’, onde eu valorizei a obra d’Ele”, contou, descontraído.

Outras

O sambista amazonense Chico da Silva é o autor da toada “Vermelho”, de 1996, considerada um dos hinos do boi da Baixa. Mais conhecida na voz de Fafá de Belém, A música ganhou o mundo e virou sensação no Festival do Avante, em Portugal.

No ano seguinte, Jorge Aragão compôs para o Garantido a toada “Parintins para o mundo ver”,outro hit que nasceu nos festivais dos anos 1990. Ainda em1997, o Canto da Mata também virou fenômeno com “Ritmo Quente”, que deu o tom aos ensaios do Caprichoso e a eventos como Boi Manaus e Carnaboi.

A toada  também conquistou os baianos Carlinhos Brown e Daniela Mercury. Enquanto o primeiro participou do DVD do Caprichoso de 2013, a segunda convidou o Garantido para a gravação do DVD “Canibália”, na praia de Copacabana.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.