Sexta-feira, 05 de Março de 2021
Carnaval da união em Novo Israel

1º Carnaximango reúne paraenses e amazonenses no Recanto do Ximango

Paraenses, principalmente os orindos de Alenquer, e amazonenses se congraçam neste sábado em evento festivo que vai ter da marchinha de Carnaval ao carimbó no espaço cultural localizado na avenidas Oliveiras, 34, no Novo Israel



carnaximango2.JPG Além das marchinhas, o tradicional carimbó paraense também terá vez na primeira edição do Carnaximango, neste sábado, no Recanto do Ximango / Fotos: Divulgação
04/03/2017 às 15:33

Este sábado, dia 4 de março, é especial para quem é natural de Alenquer (PA) e vive em Manaus. É que a partir de 16h, no Recanto do Ximango, na avenida das Oliveiras, 34, no Novo Israel, Zona Norte, acontece o 1º Carnaximango, evento que relembra o Carnaval naquela cidade paraense, só que com participação da comunidade amazonense e a quem quiser participar. A atração principal será a banda Os Psikeiros, que começa a se apresentar às 18h30 fazendo a festa até 22h30 com muitas marchinhas de Carnaval e forró pé de serra. 

O abadá custa R$ 20 e dá direito a curtir a festa momesca com muita folia. Se você quiser adquirí-lo, basta entrar em contato por meio dos fones celulares 98445-7422 (gerente Iris Santos) ou 99509-6489 (Ruan). E é claro que um dos maiores ritmos paraenses não poderia faltar: está confirmada uma roda de carimbó para animar ainda mais os presentes no Carnaximango.



Além do evento carnavalesco propriamente dito, o Carnaximango vai ter programação kids com pula-pula, brincadeira com o boi vira-volta e chuva de maizena.
O Recanto Ximango é um centro cultural que foi inaugurado para reunir os amigos e amantes da arte amazônica, trazendo talentos da terra para apresentações regadas a particularidades da culinária o tradicional jaraqui frito com baião-de-dois, farinha e vinagrete.

“O nome Recanto do Ximango nasceu pelo fato de que o meu cunhado, Alex Siqueira, é mais conhecido como Alex Ximango devido ter nascido em Alenquer, no Pará. E Carnaximango é o nome do nosso carnaval lá em Alenquer. Decidimos fazer o Carnaximango aqui em Manaus para poder proporcionar aos ximangos que aqui residem um pouco da nossa alegria local”, informou Iris Santos, cordenadora e gerente do local. 

A festa está sendo bem divulgada entre amigos e via redes sociais como Facebook e Whatsapp, e a expectativa da organização é que pelo menos 300 pessoas compareçam neste sábado para se divertir. “Esperamos a presença de pelo menos umas 300 pessoas entre elas amigos ximangos, barés e a própria comunidade do bairro de Novo Israel”, comentou a coordenadora do Carnaximango.

E a festa pode ter continuidade em outros Carnavais, destaca Iris Santos. “Se o Carnaximango for um sucesso pretendemos continuar com ela nos próximos anos trazendo assim a nossa folia ximanga para os ximangos que não podem ir até a nossa terrinha curtir o nosso Carnaval”, explicou ela.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.