Publicidade
Carnaval
Especiais

35ª edição do Carnaval de Rua do Educandos começa hoje (6)

A festa segue até a terça-feira “gorda”, atraindo centenas de foliões. A abertura oficial começa a partir das 20h e contará com atrações musicais até a meia-noite 06/02/2016 às 17:21
Show 1
Tradicional festa chega a sua 35ª edição
HELLEN MIRANDA Manaus (AM)

Com o tema “Cachorro Cansado Não quer mais Furunfar”, o tradicional Carnaval de Rua do bairro de Educandos, na Zona Sul começa hoje e segue até a terça-feira “gorda”, atraindo centenas de foliões. A abertura oficial começa a partir das 20h e contará com atrações musicais no palco principal até a meia-noite. Está é a 35° edição da festa, que tradicionalmente acontece na Rua Inocêncio de Araújo com Boulevard Rio Negro.

De acordo com um dos coordenadores, Zé Maria Guedes de Souza, 55, os preparativos começaram cedo e as Bandas Laser, Metais de Olinda e Badawera se apresentam na primeira noite . “A montagem do palco foi iniciada ontem e a passagem do som às 13h de hoje. As bandas convidadas tocarão axé, frevo, forró, marchinhas de carnaval e outros seguimentos”, disse Souza. Segundo ele, 14 blocos e bandas devem passar de 6 a 9 de fevereiro pelo local e mais de 100 mil pessoas são esperadas nesse período. A partir de domingo, o horário da animação é de 17h à meia-noite.

80 barracas foram regularizadas pela Associação dos Barraqueiros do bairro do Educados para atender os foliões. Há 12 anos trabalhando na festa, Maria Ivone Silva, 41, tem boas expectativas para esta edição. "Já tenho meu espaço garantido e esse ano me preveni abastecendo bem o estoque, espero que com o aumento do público, aumente o fluxo de vendas também", revela. 

Durante o carnaval de rua, haverá disputa entre os blocos carnavalescos, que desfilam em veículos para o público, esbanjando irreverência e criatividade. “Mas a concorrência é simbólica, pois a festa é para que queira se divertir tranquilamente com toda família e amigos”, ressaltou Souza. Também terá o concurso de fantasias, Carnaval infantil com a eleição da rainha mirim, concurso de rainhas destacando a beleza da mulher educandense. 

No último dia de Carnaval, todos os blocos do bairro, como os irreverentes Bhaixa da Hégua, Banda do Pangaré, o Bloco do Defunto, RAN, Vagabundos, Virgens e o assustador Bloco dos Assombrados se unem em um só cordão para formar o famoso “Bloco do Cachorro Cansado”. Quem não se fantasiar para sair nos blocos de rua pode adquirir a camisa oficial do evento. 

Histórico

O Carnaval de Educandos surgiu por iniciativa de alguns comunitários, como o funcionário público Rubens Freitas e outros, com o objetivo de trazer as alegrias da maior festa brasileira para dentro da comunidade da Zona Sul. Coube ao radialista e artista plástico Erasmo Amazonas a responsabilidade de transformar a vontade em realidade.



Publicidade
Publicidade