Sábado, 24 de Agosto de 2019
Especiais

A borracha e as riquezas das águas do AM em pauta no desfile da G.R.E.S. Sem Compromisso

Intitulado `Manaus das Águas Rejeitadas - Amazonas das Águas Cobiçadas`, o enredo da agremiação carrega o repúdio e a cobiça das águas amazonenses por estrangeiros, na época da borracha



1.jpg Carro traz imenso tucano sobre um barco
13/02/2013 às 00:19

O período da borracha e os momentos de rejeição e cobiça das águas doces do Amazonas pelos estrangeiros  cruzaram a passarela do samba por meio do enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso, intitulado ‘Manaus das Águas Rejeitadas – Amazonas das Águas Cobiçadas`, que começaram o passeio pelo Sambódromo às 4h deste domingo (10).

Com 5 alegorias, 22 alas e 3.000 brincantes, a escola mostrou em seu desfile os transportes coletivos elétricos que foram trazidos da Europa na época, a execução das grandes obras de reforma realizados em meados do século XIX e a moderna Manaus, já vestida com as influências da riqueza oriunda da borracha, ressaltando o luxo da sociedade e a magnitude da arquitetura da cidade, como o Teatro Amazonas.

Temáticas sobre a hidropirataria, a exaltação dos índios enquanto incansáveis defensores dos recursos naturais da terra, os pescadores e o sustento extraído dos rios para a família e a figura do Pierrô carnavalesco lamentando a não-preservação das águas foram alguns dos destaques do desfile da agremiação.

O destaque maior se deu ao carro abre-alas da agremiação, que trouxe um tucano, símbolo da escola de samba, sobre uma embarcação, que seguia um pequeno vagão da época, fazendo alusão à imigração européia a Manaus.

O último carro da escola de samba apresentou dificuldades no ingresso à avenida: conseguiu entrar, mas permaneceu parado entre as alas. Apesar do impedimento, os membros da escola de samba conseguiram resolver o problema empurrando a alegoria.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.