Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Entrando meia-noite!

A Grande Família aposta no brilho, beleza e riqueza cultural existentes na Colômbia

A agremiação da Zona Leste vai homenagear o país sul-americano em seu Carnaval 2018, alçando o país como a jóia mais preciosa do continente com o enredo “Colômbia – A Esmeralda das Américas”



agrandefamilia20181.JPG Gigantesco detalhe da alegoria da escola de samba A Grande Família, que é "colombiana" neste Carnaval / Foto: Márcio Silva
09/02/2018 às 15:10

A agremiação A Grande Família, da Zona Leste, vai homenagear a Colômbia no seu Carnaval 2018, alçando o país como a jóia mais preciosa do continente com o enredo “Colômbia – A Esmeralda das Américas”.

A escola vem com um gigantesco módulo da comissão de frente e três carros alegóricos. O grandioso abre-alas vai representar o “Museu do Ouro” colombiano, com a altura limite permitida de 12 metros, com 9m de largura por 23m de comprimento, sendo uma das maiores apostas da escola para o desfile, com esculturas variando entre quatro metros a 6m e 8m.

Para escapar da crise e decorar com o nível de A Grande Família, os artistas de alegoria recorreram à criatividade e a materiais como saco fibrado, tecidos com brilho na parte de acabamento e muita tinta para revestir os carros da escola de samba.

“Como sempre a correria é grande, mas com certeza vai dar tudo certo até o dia do desfile”, contou Jaimeson Cardoso, 38, artista de alegoria, que esperava para a última quinta-feira chegar a 99,9% dos trabalhos concluídos dentro do barracão da Morada do Samba. “Faltariam apenas finalizar alguns detalhes, mas com certeza vamos conseguir mais um ano”, explica o artista parintinense. O serviço vem sendo executado por 10 artistas conterrâneos seus da Ilha Tupinambarana. “Com os artistas de Parintins a mão de obra é bastante requisitada nesta época, além de bem qualificada”, ressalta ele.

Jaimeson Cardoso comentou sobre a homenagem que a escola de samba fará. “Vamos falar um pouco sobre a história e os costumes da Colômbia, do Museu do Ouro. É a primeira vez que eu, particularmente, desenvolvo alegorias homenageando um País. Como trabalhamos com bastante cores ficamos lisonjeados em falar de um país tão rico na cultura, culinária, etc.”, comentou o artista.

“Estamos há um mês trabalhando no galpão e dando o nosso máximo para apresentar um bom trabalho. Mas a parte de elaboração já tem uns três meses. E quem sabe se, mais uma vez, não vamos brigar pelo título, não é mesmo? A torcida pode ter certeza que A Grande Família fará um espetáculo grandioso apesar de vários imprevistos, como sempre, de falta de recursos para decoração e revestimento. Paramos por um tempo, mas faremos um bom trabalho na avenida ”, frisa Jaimeson Cardoso.

Apresentação com samba

Ainda ano passado, quando da escolha do enredo, o tema foi apresentado a um grupo de empresários colombianos na sede do consulado do país, onde a agremiação mostrou sua história, mulatas e a bateria.

Raio-X

Nome: A Grande Família

Enredo: Colômbia – A Esmeralda das Américas

Data de fundação:  19 de março de 1986

Componentes: 3.500

Entra na avenida às: 0h

SAMBA-ENREDO DA A GRANDE FAMÍLIA

‘Colômbia – A Esmeralda das Américas'  

Compositores: Alan Vasconcelos, Caçula Show, Douglas Brasil, Jair Tapajós, Nelly Miranda, Serginho do Cavaco, Marcos Almeida, Luiz Carlos, Walderley Souza, André do Banjo e Betinho Filho.

O teu brilho encanta o meu olhar

Reluz pelas Américas

No jardim das “flores”… Colômbia me apaixonou

Meu galo canta pra falar de amor

Vamos viajar em busca do eldorado

Caravelas lançadas ao mar

Colombo partiu com a missão de desbravar

Sopram os ventos da cobiça

Os espanhóis trouxeram a ambição

A mando da realeza, exploraram as riquezas

Ouro e sangue se misturam neste chão

E assim com o índio o negro chorou

Pra que maldade senhor?

Tanto sofrimento e dor

Em cada batalha me guiar

Surge a virgem do Rosário para abençoar

Pela ordem trago liberdade

Luto contra a injustiça, quero igualdade!

Anuncia meu condor pelo céu desta cidade

Soy Grande Família de verdade

Paraíso verdejante

Rara beleza que me faz sonhar

Dos Andes um cenário deslumbrante

Ó mãe natureza… Borboletas vão voar!

O sol caliente aquece minha’lma

Inspira vários escritores

Poetas, pintores, cantores…

Um bom café pra provar dos seus sabores

Mesmo na adversidade, mostra solidariedade

Um sentimento verdadeiro

Latino eu sou, alegre e festeiro

A esmeralda que seduz o mundo inteiro

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.