Publicidade
Carnaval
Especiais

Aguenta coração! Campeã do 19° Festival de Cirandas de Manacapuru será conhecido hoje

Apuração das notas das cirandas será nesta segunda a partir de 18h no Parque do Ingá, onde grupos exibiram espetáculo 31/08/2015 às 10:55
Show 1
Guerreiros Mura abriu a 1ª noite do festival
Luana Carvalho Manacapuru (AM)

A apuração do 19º Festival de Cirandas de Manacapuru acontece hoje, a partir das 18h, no Parque do Ingá (Cirandódromo).  Os seis jurados escolhidos avaliaram os 14 itens do regulamento do evento. Eles foram divididos em dois blocos e cada grupo ficou responsável por sete itens.

A Ciranda Guerreiros Mura, primeira a se apresentar na sexta-feira, defendeu o tema “Jesus Cristo – o Guerreiro da Salvação”. A Tradicional trouxe para a arena na segunda noite a ‘Mitologia Grega – Deuses e a criação humana’. A Flor Matizada, última agremiação a se apresentar, no domingo, falou sobre a “Ordem e desordem – a metáfora da existência”.

De acordo com o presidente da Comissão Julgadora do Festival, Aldrin Henrique Rodrigues, que assumiu há um mês a 2º Vara de Manacapuru, a escolha dos jurados partiu da própria comissão. Quatro jurados são de municípios do Amazonas e os outros dois são do Estado de São Paulo e Ceará.


Os itens avaliados são: apresentador, cantadores, tocata ou tocada, cirandada (letra e música), porta-cores, cirandeira bela, cordão de entrada, cordão de cirandeiros, harmonia geral, criatividade e originalidade, alegorias, tema e desenvolvimento, princesa cirandeira e fantasias de destaques.

Busca pela vitória

Todas as agremiações comemoram os títulos, tradicionalmente, em seus galpões. Presidente da Guerreiros Mura, Rildo Teles adiantou que caso a ciranda conquiste o 12º título, a festa será em grande estilo no galpão do grupo, localizado nos fundos do Parque do Ingá: “Sempre é uma festa muito animada, embalada por ciranda, é claro. Nossos torcedores também ficam muito empolgados e assim que sai o resultado costumam fazer uma carreata pela cidade”.

O presidente da Ciranda Tradicional, Magal Pinheiro, também está confiante e aposta na vitória e na comemoração no galpão da agremiação, ao lado do Parque do Ingá. “Será uma linda festa. A gente não sabe o resultado, mas esperamos que com as bênçãos de Deus sejamos vitoriosos”.

Gaspar Fernandes, diretor cultural da Flor Matizada, adiantou que a comemoração também acontecerá no galpão da agremiação, localizada na avenida principal de Manacapuru, no Centro. “A torcida Família Matizada (Fama) com certeza vai comemorar em grande estilo a nossa vitória”, disse ele.


Tabela de títulos

Guerreiros Mura – 11 títulos

Flor Matizada – 6 títulos

Ciranda Tradicional – 3 títulos


1997 – Flor Matizada

1998 – Flor Matizada

1999 – Guerreiros Mura

2000 – Guerreiros Mura

2001 – Ciranda Tradicional

2002 – Flor Matizada

2003 – Guerreiros Mura

2004 – Guerreiros Mura

2005 – Guerreiros Mura

2006 – Flor Matizada

2007 – Guerreiros Mura

2008 – Guerreiros Mura

2009 – Ciranda Tradicional

2010 – Empate – Flor Matizada, Guerreiros Mura e Ciranda Tradicional

2011 – Guerreiros Mura

2012 – Flor Matizada

2013 – Guerreiros Mura

2014 – Guerreiros Mura


Publicidade
Publicidade