Publicidade
Carnaval
Especiais

Alegorias do Bumbá Garantido começam a chegar na Praça dos Bois, em Parintins

Quase duzentos kaçauarés (os responsáveis pelo transporte) participam da ação, que deve seguir até a próxima semana 19/06/2015 às 17:07
Show 1
Saída das alegorias do Boi Garantido do galpão para a área próxima ao bumbódromo
Kelly Melo Parintins (AM)

Cento e oitenta kaçauerés iniciaram o transporte e posicionamento das alegorias do Boi Bumbá Garantido na praça dos Bois, próximo ao Bumbódromo, em Parintins, na tarde desta sexta-feira (19). 

Um esquema de segurança com o auxilio da Policia Militar foi montado para garantir a segurança dos trabalhadores e a interdição  das  principais vias por onde os módulos passaram. 

Foto: Euzivaldo Queiroz

A dona de casa Astrid Almeida, 55, era uma das torcedoras que observavam a passagem das alegorias. Segundo ela, só de ver os módulos já dá para sentir a emoção pulsar no peito. "Todos os anos fico aqui na porta de casa esperando eles passarem, para fazer fotos e guardar. Fico até arrepiada só de vê-Los por aqui.  É  um trabalho gratificante", contou ela que sempre separa uma garrafa com água para oferecer aos trabalhadores. 

Início do trabalho

Durante a manhã, os kaçauerés, que são os homens responsáveis por empurrar os módulos alegóricos, receberam os equipamentos de proteção individuais (EPI) e a tarde iniciaram aos trabalhos que devem seguir até a próxima semana. 

De acordo com o coordenador,  Valdenor  dos Santos,  ao todo são mais de 220 kaçauerés envolvidos.  Sessenta deles vão ser responsáveis apenas para dispensar as alegorias após as noites de apresentação no 50º Festival Folclórico de Parintins. 

Outra medida de segurança adotada pelo Garantido foi a contratação de 80 guardas de segurança que, divididos por turno, vão ficar nas redondezas de onde os módulos estão posicionados para evitar "boicotes" e avarias.  "Geralmente nós  temos muito problemas com isso porque tem gente que corta os fios elétricos ou provocam avarias nas alegorias.  Então,  queremos evitar que isso aconteça",  explicou o coordenador do kaçauerés. 

Além dos guardas, as câmeras de segurança que monitoram o bumbódromo também vão servir para identificar possíveis vândalos. 

Na próxima terça-feira (23), o Boi Bumbá Caprichoso inicia o transporte das alegorias do galpão para a praça dos Bois.

Publicidade
Publicidade