Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
FÔLEGO

Aprenda exercícios de condicionamento para pular Carnaval sem perder o pique

Alguns exercícios ou atividades físicas são indicados para quem quer fazer bonito no Sambódromo ou nas ruas... E o melhor, sem reclamar do cansaço depois. Saiba quais:



fotoo.JPG Foto: Evandro Seixas
03/02/2018 às 19:34

A menos de uma semana para começar os festejos carnavalescos oficiais o Portal A Crítica traz uma dica especial para os foliões: ainda dá tempo de preparar o corpo para aguentar a festança! Alguns exercícios ou atividades físicas são indicados para quem quer fazer bonito no Sambódromo ou nas ruas - e o melhor, sem reclamar do cansaço depois. 

De acordo com o personal trainer Jean Lopes, para melhorar o condicionamento físico é possível trabalhar a parte neuromuscular com foco na musculação e exercícios cardiorrespiratórios. “Essas são as dicas para que você consiga gastar menos energia fazendo exercícios funcionais do dia a dia, como o agachamento. Recomendamos que pessoas sedentárias pratiquem primeiramente exercícios utilizando o peso do próprio corpo e sem complexidade”, disse ele.  

Segundo o educador físico, esses exercícios ajudam a queimar mais gordura e ainda dão condicionamento para aguentar a folia no Carnaval. “Temos vários métodos que podem ser aplicados. Um deles é o circuitado [veja o passo a passo], que está bem em alta nas academias e em locais públicos. Uma caminhada, pedalar e natação também ajudam a melhorar o condicionamento”, explica.

Alongamentos

Mas antes de colocar o corpo para se exercitar, o profissional orienta que se faça um alongamento. Os alongamentos estáticos, em que você fica parado e movimenta o corpo, são os indicados. “Em casos de preparação para musculação e exercícios mais pesados, o ideal são alongamentos com movimentos e até mais dinâmicos”, complementa.

Hora de se exercitar!

O primeiro exercício ensinado pelo personal é a flexão de braços. Para o público feminino, ele recomenda colocar os dois joelhos sobre o chão. Você pode forrar com um colchonete se preferir. Contraia bem o abdômen e tente ao máximo deixar a coluna ajustada. Coloque as mãos um pouco afastadas e desça o corpo por inteiro. Suba sem desencaixar os braços.

Outro exercício recomendado pelo personal é para as panturrilhas, já que no Carnaval se costuma ficar muito tempo em pé, então o ideal é preparar a área. Procure um local com escada ou degrau. Posicione os pés no começo. Se estiver em escada, apoie as mãos no corrimão. Desça somente os calcanhares e suba com leveza. Para melhorar o rendimento, use um peso na mão.

O último exercício ensinado pelo profissional é o agachamento. Ele pode ser executado tanto pelos homens quanto pelas mulheres. Nele, a dica é usar um peso para aumentar o rendimento da atividade. O personal trainer orienta posicionar os pesos na altura dos ombros e os pés na largura dos quadris. Contraia bem o abdômen e desça mantendo a postura até o máximo que conseguir. Na hora de subir, a dica é colocar a força nos calcanhares. 

A sequência ensinada pode ser circuitada, ou seja, você pode executá-los um após outro em sequência de 10, se preferir. Confira:

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.