Publicidade
Carnaval
Especiais

#BicaParaSempre: Tradicional banda de carnaval de Manaus acontece neste sábado (30)

A banda de rua invade o Largo de São Sebastião a partir das 15h e seus proprietários garantem que polêmica sobre imóvel foi superada 29/01/2016 às 20:58
Show 1
A Banda da Bica reúne centenas de foliões anualmente no Centro da cidade
Marcela Moraes Manaus (AM)

Está descartada a possibilidade do tradicional Bar do Armando, localizado na rua 10 de Julho, Centro de Manaus, ser fechado. A polêmica sobre a proprietária do imóvel, a Prelazia do Alto Solimões da Igreja Católica, ter solicitado o imóvel de volta e assim decretando o fim do bar mais famoso da cidade, foi descartada por Roberto Carvalho, que comanda o bar junto com a esposa Ana Cláudia Soeiro, filha do fundador da Bica, o famoso Armando.

Conforme Carvalho, o contrato de locação foi renovado em maio de 2015 e está vigente, sendo assim não existe nenhuma possibilidade do bar ser fechado. “O bar funciona aqui há mais de 50 anos. Nós já pensamos em procurar um outro lugar próximo, mas é difícil encontrar. No momento o bar continua funcionando normalmente”, explicou.

Roberto, que também é um dos organizadores da tradicional “Banda da Bica”, revelou ainda que, mesmo se no futuro existir a possibilidade do bar mudar de endereço, a tradicional banda carnavalesca vai continuar sendo realizada.

Ele destaca ainda que há uma possibilidade do Bar do Armando abrir uma filial em um outro ponto de Manaus. “Mesmo que o imóvel, um dia seja devolvido, a Banda da Bica irá continuar porque ela é independente, tem história, tradição e personalidade própria. Atualmente, nós estamos em busca de um ponto onde possamos abrir uma filial do bar, mas isso não será feito agora, são apenas planos”, contou. “O bar não vai fechar, se for necessários abriremos em um outro lugar”, completou. 

Pedro Ricardo Bonafé, representante da Prelazia do Alto Solimões, se limitou a confirmar que o contrato com os proprietários do bar foi renovado em comum acordo.

Mantendo a tradição

Conhecida pela irreverência e veia cômica dos seus participantes, a Banda Independente da Confraria do Armando (Bica), completa 30 anos em 2016. A banda acontece neste sábado (30) a partir das 15h.

O tradicional palco será montado em frente ao próprio bar, que receberá as atrações, “Manaus Frevo”, “Cauxi Eletrizado” e a bateria da Escola de Samba da Reino Unido.

O tema da banda este ano é “Bar do Armando é patrimônio cultural, mas continua metendo a Bica em político lalau”, uma alusão ao título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado concedido ao estabelecimento no ano passado. A Banda da Bica é uma festa aberta ao público totalmente gratuita.

Publicidade
Publicidade