Publicidade
Carnaval
Especiais

Boi Garantido estreia novo Pai Francisco na arena

Integrante de uma das famílias mais tradicionais de Parintins, João Paulo Faria encara o desafio de representar um ícone do Festival Folclórico 26/06/2015 às 12:26
Show 1
João Paulo Faria, o novo Pai Francisco do Garantido
Lorenna serrão ---

Mãe Catirina e Pai Francisco são os principais personagens do Auto do Boi, um dos momentos mais importantes da evolução dos bumbás de Parintins. Mas apesar disso, não são considerados itens oficiais, porém, são obrigatórios nas apresentações de Caprichoso e Garantido. Em 2015, após mais dez anos, o Boi do Povão contará com um novo Pai Francisco, João Paulo Faria, 26.

Apesar de fazer parte de uma das famílias mais tradicionais do Boi da Baixa do São José, João Paulo conta que a ideia de se tornar Pai Francisco surgiu de uma incrível coincidência. “Em 2012, quando eu ainda fazia parte da batucada, o Perinha (Luiz Henrique Brás), que foi o Pai Francisco do Garantido de 1998 até o ano passado, me ajudou a resolver uma situação que me deixou chateado. Fiquei sem a roupa da Batucada e foi ele, que naquela época já era meu amigo, me ajudou a conseguir uma roupa para poder me apresentar no Festival”, conta João Paulo.

O grande teste foi na gravação do DVD, no início deste ano. “Fui ‘aprovado’ e desde então sou o novo Pai Francisco do Garantido”, completou.

Feliz com o novo desafio dentro do bumbá encarnado, João Paulo, afirma que  vai regastar a importância do Pai Francisco e da Mãe Catirina, que há muitos anos vinham sendo tratados apenas como acompanhantes e personagens engraçados.

Pai orgulhoso

Todo orgulhoso, Zezinho Faria revela que o filho canta muito bem e que por isso poderia assumir outras funções dentro do boi. E que o fato dele ter optado por ser o Pai Francisco não o surpreendeu.

 “O João Paulo sempre foi muito simplório no que ele pretendia no boi. Quando ele ainda não se comandava ele entrou como apresentador junto com o tio dele, o Paulinho Faria, inclusive com a roupa bem parecida. Depois que ele passou a decidir ele se invocou que queria ser o tripla. Por isso, o Pai Francisco não foi surpresa pra mim. Todo mundo quer ser um item de mais destaque, como Levantador, Amo, Apresentador. Mas ninguém briga para ser o Pai Francisco ou o tripla, só o João Paulo. Ele está brincando por amor, como meu irmão e eu fizemos no passado”, disse Zezinho.

Publicidade
Publicidade