Publicidade
Carnaval
Especiais

Carnaboi reúne os amantes do boi bumbá para brincar o Carnaval

Este ano a festa que mistura o Carnaval com o Boi Bumbá comemora 13 anos de sucesso 11/02/2013 às 22:59
Show 1
Os bois evoluíram em plena Avenida do Samba
Camila Pereira Manaus (AM)

Cerca de 100 mil pessoas trocaram o samba tradicional das festas de carnaval pelo boi bumbá, na primeira noite do Carnaboi, que iniciou nesta segunda-feira gorda de Carnaval (11), no Sambódromo localizado na Zona Centro-Oeste de Manaus.

A festa chega a sua 13ª edição trazendo o melhor do boi bumbá. Quem abriu a primeira noite foi o cantor Carlinhos do Boi, que levou para o público as toadas do boi Garantido. Em seguida, o trio elétrico que assumiu a galera foi do boi peralta, o Boi Bumbá Garanhão, e, logo depois Gaspar Medeiros. Destaque para as apresentações de Israel Paulain, Arlindo Júnior, David Assayag e a Batucada do Boi Garantido.

Igualdade

E na hora de dançar o dois pra lá e dois pra cá, pelo menos durante o carnaval, os torcedores deixam de lado a rivalidade. A estudante Larissa Eloá, que torce pelo boi Caprichoso, dançou as músicas do boi contrário. “O que vale é se divertir. Claro que há preferências, mas não podemos deixar que isso influencie na animação e na alegria de brincar o Carnaval ao som de boi, que é a nossa cultura”, afirmou.

“Acho que o boi bumbá é a cara da Amazônia, é o que temos de melhor. Não poderíamos ter uma expressão maior do que esta mistura. É a hora que não importa se somos Garantido, meu boi, ou Caprichoso, só queremos a folia e alegria”, comentou o técnico de enfermagem Alisson Queiroz.

Tururis

A venda de tururis continua próximo à Arena Amadeu Teixeira, ao lado do Sambódromo. A camisa oficial do evento dá direito ao brincante acompanhar o trio elétrico de seu artista favorito.

Segunda noite

Uma das grandes promessas da segunda noite do Carnaboi é a cantora Márcia Siqueira, que foi convidada para participar como comandante de um trio, pela primeira vez. As apresentações, na ala azul e branca,  ficam por conta do Edilson Santana, Marujada de Guerra, Márcio do Boi, Canto da Mata, Prince Tribal e Renato Freitas.

A ala vermelha e branca receberá Sebastião Júnior, Tony Medeiros, Banda Garantido Show, Márcia Siqueira, Tuãn, Carrapicho e banda Camaiurá. A Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) estima que nas duas noites cerca de 200 mil pessoas acompanhem a festa.

Publicidade
Publicidade