Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
Especiais

Carnaval de Salvador é o melhor do Brasil, segundo internautas do IBOPE

Rio de Janeiro também está entre os preferidos, de acordo com pesquisa online do IBOPE Inteligência



1.jpg De acordo com internautas do Ibope carnaval de Salvador é o melhor do Brasil
06/02/2013 às 20:15

Salvador tem o melhor Carnaval do Brasil, segundo levantamento realizado pelo CONECTAí (http://panel.conecta-i.com/), painel do IBOPE Inteligência para a realização de pesquisas online. A festa da capital baiana foi citada como a melhor por 34% dos internautas, à frente do Rio de Janeiro, que recebeu 30% das menções. Na sequência aparecem Olinda (8%), Recife (5%) e São Paulo (4%).

Quando considerados apenas os respondentes do Nordeste, 50% citam a folia  soteropolitana como a melhor do país, contra apenas 11% que preferem as celebrações cariocas.



Rio de Janeiro e Salvador também são os principais destinos dos 12% de entrevistados que vão viajar para pular Carnaval: 13% declaram que irão se divertir em solo carioca, especialmente moradores do Norte e Sudeste, enquanto 12% se divertirão em solo baiano, principalmente residentes no Sul e Nordeste. Outros destinos citados foram Florianópolis (8%), Porto Seguro (6%) e Recife (5%).

A organização do Carnaval nas principais cidades brasileiras foi bem avaliada por mais de 70% dos internautas, que a consideram muito boa ou boa. Hotéis e restaurantes também foram bem avaliados, com mais de 80% de muito bom ou bom, com destaque para Florianópolis (90%). As atrações turísticas igualmente foram bem avaliadas, acima de 70%.

Porém, a segurança ainda merece atenção, já que as cidades não foram consideradas seguras. As piores avaliações foram para São Paulo (27% de ruim ou muito ruim), Rio de Janeiro (23%) e Salvador (19%). Só Ouro Preto e Florianópolis foram considerados lugares seguros, com mais de 60% dos entrevistados avaliando a segurança como muito boa ou boa.

Música e bebida

Cerveja e samba são os símbolos dessa festa. Quase metade (48%) dos entrevistados respondeu que a cerveja é a bebida que melhor representa o Carnaval, seguida da água, citada por 21%. O samba também recebeu 48% das menções como a música que melhor representa a folia carnavalesca, seguido do axé (38%), muito forte no Nordeste, onde supera a preferência pelo samba (61% x 17%).

Escolas de samba

A Beija-Flor é a escola de samba do Rio de Janeiro que tem a maior torcida dos internautas, com 48% da preferência. A segunda maior torcida é  da Mangueira (27%), seguida da Portela (24%). Em São Paulo, Gaviões da Fiel (38%), Vai-Vai (34%) e Mocidade Alegre (21%) são as preferidas para levar o título de campeã.

Popularidade

A grande maioria dos entrevistados gosta de Carnaval: 44% adoram ou gostam muito e 28% gostam um pouco. Entre os que mais gostam estão os moradores das regiões Nordeste (78%), Norte (76%) e Sudeste (70%).

Há também os que não curtem a festa: 30% declaram não gostar de Carnaval, dos quais 11% detestam. Pessoas com menos de 30 anos e moradores das regiões Centro-Oeste e Sul compõem a maioria do perfil dos que não gostam dessa data.

Independente de gostar ou não de Carnaval , grande parte dos internautas vai aproveitar o feriado para descansar, sendo que, para isso, 44% vão ficar na cidade onde vivem e 21% vão viajar. Pular carnaval na própria cidade é a opção de 17% dos entrevistados.

Para encerrar a festa, mais da metade dos internautas gostaria de algumas horas a mais de feriado: 68% gostariam de ter folga o dia todo na quarta-feira de cinzas,  principalmente pessoas com menos de 30 anos e moradores do Norte e Nordeste. Os que são a favor de que seja um dia normal de trabalho somam 8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2013, com 7.682 internautas participantes do painel CONECTAÍ, de todos os estados do país.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.