Terça-feira, 31 de Março de 2020
Turistando na Avenida!

Em busca pelo penta, Reino Unido da Liberdade promete brilho na avenida

Equipe de trabalho conta com o quilate de duas verdadeiras feras das alegorias gigantescas e impactantes: o carnavalesco Zilkson Reis e o artista plástico Mizael Costa



mizaelcostadareino1_AE6DC370-0E74-4792-BA50-2E71967401E2.JPG O artista de alegorias Mizael Costa em acabamento de uma parte de alegoria que a Reino vai trazer este ano / Fotos: Eraldo Lopes/Freelancer
18/02/2020 às 08:15

Disposta a faturar um inédito pentacampeonato entre as grandes escolas do Carnaval de Manaus a Reino Unido da Liberdade traz para o Sambódromo, neste ano, o enredo “Turismo”.

A equipe de trabalho conta com o quilate de duas verdadeiras feras em se tratando de confecção de alegorias gigantescas e impactantes: o carnavalesco Zilkson Reis e o artista plástico e artesão Mizael Costa.



Formado em Parintins, Zilkson Reis trabalhou na Reino Unido em 2012, quando retornou para o Carnaval paulista, e agora, volta para a escola de samba do Morro da Liberdade, bairro da Zona Sul da capital amazonense.

“É muito emocionante você falar da própria essencia, do Amazonas, lugar onde nascemos e do qual temos sangue indígena. Exaltar todo o nosso potencial turístico é maravilhoso, num enredo que nos emotiva pois relata tudo o que temos de belezas naturais, as nossas raízes, culturas, sabores, festas culturais. Vamos retratar tudo isso que faz nos sermos cada vez mais amazonenses e felizes”, diz ele sobre o enredo.


O carnavalesco Zilkson Reis falou da emoção que será retratar o enredo “Turismo” 

“Todas as pessoas que moram fora, distante daqui, tem um olhar diferente do Amazonas, desconhecem o que há por aqui. E logo no início, quando começou a surgir essa ideia do enredo, eu me apeguei a isso, de alguém tão distante vislumbrar um lugar de verde infinito, de maravilhas. E essa viagem começa com esse personagem central que é o turista, que se maravilha com tudo que ele encontra por aqui. Só quem veio aqui, sentiu e conheceu sabe como é diferente e singular as nsosas belezas”, ressalta o renomado membro.

Trabalhos

Os trabalhos na Reino Unido estão a todo vapor e na corrida contra o tempo. “Mas não é nada para se preocupar pois a escola de samba sempre vem imponente e este ano novamente para ser a campeã do Carnaval de novo”, disse o carnavalesco.

O artista destaca a união que impera no Morro. “Estamos unidos, diretoria, todo equipe de barracão. Os trabalhos começam às 8h e vão até 22h, às vezes estendemos os trabalhos para não deixar o povo sobrecarregado. Estamos correndo para deixar tudo pronto para o dia do desfile”, acrescenta     

A expectativa, diz Zilkson Reis, é pelo título: “A escola está grande, Reino é Reino, os ensaios são potentes, com o povão realmente e estamos dispostos a fazer um grande Carnaval e sermos campeões”.

Frase

“Só quem veio aqui no Amazonas sentiu, conheceu e sabe como é diferente e singular as nossas belezas”

Zilkson Reis, Carnavalesco da Reino Unido da Liberdade

Garra e força em busca do penta

O artista  Mizael Costa vai para o seu 6º ano à frente do barracão de alegorias da Reino Unido da Liberdade. Ele comanda 11 pessoas às quais faz questão de elogiar

“Aqui na Reino temos 11 super profissionais que fazem acontecer num Carnaval de, no máximo, 40 dias. Vamos mostrar que apesar das dificuldades nós temos a capacidade de fazer um bom trabalho e lutar mais um ano pelo título e, quem sabe, trazer o pentacampeonato inédito para a escola. Nós trabalhamos pra isso e almejamos isso. Impossível não é, vamos em busca se Deus quiser, trabalhando pra isso com garra e força para comemorar com a comunidade que dá muita força para que a escola permaneça sendo grande como é”, explica Mizael Costa.

Ele falou da responsabilidade que é estar “na escola a ser batida” pelas outras sete co-irmãs do Grupo Especial do Carnaval de Manaus. “É sempre um desafio trabalhar para uma escola gigantesca como a Reino Unido, e a responsabilidade sobre nós artistas de barracão é muita para superar as expectativas dos torcedores e quem espera um grande espetáculo, com carros acabados e esculturas”, detalha Costa.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.