Publicidade
Carnaval
Especiais

Depois da Ladainha, boi-bumbá Garantido sai às ruas em homenagem a São João

A tradicional brincadeira segue todos os anos pelas ruas de Parintins até à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, na rua Amazonas 24/06/2015 às 23:08
Show 1
Boi de pano emocionou torcedores durante sua saída pelas ruas de Parintins
Cinthia Guimarães Parintins (AM)

Milhares de brincantes apaixonados participaram do boi de rua do Garantido, pulando a tradicional fogueira da noite de São João, nesta quarta-feira (24). O cortejo em homenagem à promessa do fundador do Garantido, Lindolfo Monteverde, saiu às 22h15 do Curralzinho da Baixa, passando pelas principais ruas da cidade onde os brincantes passam pelas fogueiras acesas em frente às casas dos moradores.

A festa de rua foi conduzida pelo trio elétrico puxado pelos cantores PA Chaves e Gibson Marques, acompanhados do Amo do Boi, Tony Medeiros. A brincadeira segue todos os anos pelas ruas de Parintins até à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, na rua Amazonas.


Torcedores como dona Joana Lemos, de 60 anos, participa há pelo menos 50 anos do momento que considera mais especial do seu boi. Ela que participa da festa na confecção das alegorias do Garantido. "Eu venho pro Boi de Rua desde quando o Lindolfo era vivo. É um momen que eu não perco".

Morando há 22 anos em Parintins, Joana Lemos traz toda a família para o Boi de Rua, entre eles a neta de 2 anos. "É um momento muito lindo. Minha neta já nasceu com isso", disse. O filho Euler Lemos acrescentou: "A essência da tradição é passar isso de pai para filho. Isso que faz a diferença".

A festa começou antes, às 18h com a Ladainha, missa cantada em homenagem a São João, seguida pela apresentação do grupo folclórico de carimbó, apresentação da comenda "50 anos em vida" que homenageou os principais colaboradores da agremiação folclórica. Depois houve apresentação da bateria mirim do Garantido, seguida pela Batucada tocando as principais toadas de 2015 e as canções que imortalizaram o festival.

Enquanto nos torcedores fantasiados nas cores vermelha e branca lotavam as ruas de Parintins, o boi rival realizava no bumbodromo o último ensaio técnico antes da apresentação do 50° Festival Folclórico de Parintins, que apresenta o duelo entre Caprichoso e Garantido, começando nesta sexta-feira (26) e encerrando no domingo (28).


Publicidade
Publicidade