Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
Especiais

Desfile do Grupo Especial: G.R.E.S. Presidente Vargas inicia desfiles com o centenário do Atlético Rio Negro Clube

A primeira agremiação do Grupo Especial a desfilar carrega 5 alegorias e 23 alas, e é embalada pela homenagem ao centenário do Atlético Rio Negro Clube, situado em frente à Praça da Saudade. A ideia é mostrar, não apenas a importância do clube no cenário esportivo da capital amazonense, mas também nas relações da sociedade local



1.jpg A Presidente Vargas foi a primeira do Grupo Especial a desfilar neste ano
11/02/2013 às 09:34

As cores azul, amarelo e branco do Grêmio Recreativo Escola de Samba Presidente Vargas, da Zona Sul, abriram o desfile das escolas de samba do Grupo Especial em Manaus, às 20h03. Além da Presidente Vargas, mais sete escolas encheram de cores e enredos a avenida do Centro de Convenções do Sambódromo, localizado na Avenida Pedro Teixeira, bairro Planalto, neste sábado (09) e na madrugada de domingo (10).

Fundada em 1985, como Bloco de Enredo no bairro da Matinha, este ano a agremiação - que foi a vencedora do Grupo de Acesso A em 2011, e que, por conta do campeonato, passou a integrar neste ano o Grupo Especial – ostentou o enredo “Em seus espelhos se reflete a tradição, nos esportes, garra e coração. Atlético Rio Negro Clube – 100 anos de amor e paixão”.

Na avenida do samba, o desfile carregou 5 alegorias e 23 alas, e é embalado pela homenagem da agremiação ao centenário do Atlético Rio Negro Clube, situado em frente à Praça da Saudade. A ideia da escola foi mostrar, não apenas a importância do clube no cenário esportivo da capital amazonense, mas também nas relações da sociedade local, com os salões de convivência que promoviam a socialização entre a nata amazonense e a beleza das mulheres de Manaus.

O primeiro cumprimento ao público presente no Sambódromo foi feito pelo carro abre-alas intitulado ‘Salão dos Espelhos, Rio Negro que banha a capital e a Águia símbolo da Presidente Vargas’. A alegoria carregou símbolos que norteiam a origem e a história do clube, como o Rio Negro, que originou o nome do espaço, assim como a representação das lendas amazônicas que envolvem o rio, e o luxuoso Salão dos Espelhos, onde eram realizados grandes festas e concursos. Acima do carro alegórico, figurou uma enorme taça, que fez alusão tanto ao luxo dos salões do Rio Negro, quanto aos títulos conquistados pelo time de futebol amazonense.

O segundo carro trouxe os ares da Praça da Saudade. De acordo com o carnavalesco Marino Caldas, a representação se deve ao fato de que, na época, havia muitos palhaços em frente ao Rio Negro Clube, devido à existência de um parque no local.

O glamour e a beleza feminina dos salões do Rio Negro foi resgatado pelo terceiro carro alegórico, que homenageou Terezinha Morango, que de Miss Rio Negro trilhou seu caminho até o Vice Miss Universo. Representando as misses oriundas do clube, o carro teve como destaque a ex-Miss Amazonas Anne Christine Cesar. O quarto carro trouxe uma homenagem à Schinda Uchôa, fundador do Rio Negro.

Apesar de a bateria ter começado com 3 minutos de antecedência, o primeiro carro alegórico teve um atraso de três minutos, de acordo com Rosany Miranda, secretária de harmonia da escola. Ainda segundo ela, o carro apresentou problemas na madrugada que antecedeu o desfile, e o atraso pode ter acontecido por conta de problemas no câmbio. “É possível recuperar”, afirmou. 

O desfile da Presidente Vargas não teve imprevistos e a escola terminou a sua apresentação no tempo previsto.

Acompanhe a ordem prevista dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial

20h -  G.R.E.S. Presidente Vargas (Presidente Vargas)

21h20 - G.R.E.S. Vitória Régia (Praça 14 de janeiro)

22h40 - G.R.E.S. A Grande Família (São José Operário)

0h - G.R.E.S. Balaku Blaku (Centro)

1h20 - G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade (Morro da Liberdade)

2h40 - G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida (Aparecida)

4h - G.R.E.S. Sem Compromisso (Nova Cidade)

5h20 - G.R.E.S. Unidos do Alvorada (Alvorada)

.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.