Publicidade
Carnaval
Pra cair na folia

“Domingo Magro” de Carnaval traz opções para todos os gostos ao folião manauense

É ferveção em várias áreas da cidade, seja com blocos e bandas, seja com baile infantil, concurso de fantasias e máscaras para a criançada e até mesmo a estreia de um bloco carnavalesco 19/02/2017 às 05:00
Show bhaixadahegua1
Marcos Fernandes e Alcides Castro, da Bhanda da Bhaixa da Hégua, ladeam o simbolo maior da festa de Educandos / Foto: Divulgação
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Chegou o “Domingo Magro de Carnaval” e, com ele, a vontade de ferver e entrar de vez no clima do Carnaval. Então se você, leitor folião quiser “cair de cabeça” na festa, A CRÍTICA lhe dá algumas dicas da programação do dia de hoje.

Vem do bairro de Educandos, na Zona Sul, aquela que é uma das mais irreverentes e tradicionais bandas de Carnaval deste período: a famosa Bhanda da Bhaixa da Hégua (com a grafia do “h” em destaque mesmo), que é representada por uma “sensual” égua vestida devidamente com top e shortinho, e que nesta temporada faz 27 anos de folia. A animação começa às 16h no palco montado entre a Boulevard Rio Negro com Inocêncio de Araújo, próximo ao mirante do Amarelinho, com a expectativa de reunir um público superior a 30 mil pessoas, informa Alcides Castro, presidente da BBH há 10 anos.

“Como todos os anos, às 16h30 iremos fazer uma carreata pelas principais ruas de Educandos. Nesta 27ª edição a Hégua está homenageando a fauna e a flora”, destaca o dirigente.

As atrações serão as bandas Cachorro e Café, Amizade.com,  DC e seus Metais e Frutos do Pagode. “Carnaval é cultura e a Bhanda da Bhaixa da Hégua nasceu no meio da comunidade de Educandos e adjacências e é um orgulho para o educandense e para a Zona Sul. Vamos entrar com documentação para transformar a banda em patrimônio histórico e cultural do Estado do Amazonas”, disse ele.

Manaus Fantasy Kids

Acontece neste domingo, de 9h às 13h, o Manaus Fantasy Kids, evento voltado para a garotada e que terá a animação da banda Cauxi Eletrizado, Palhaço Goiabada e DJ Sandro Souza. O local é o Amazonas Shopping, e os pequenos foliões terão, além de muitas marchinhas e frevo para se divertir, também uma programação recheada de atividades recreativas.

Uma das iniciativas mais legais é que, aquelas crianças que usarem da criatividade para fantasiar seus filhos vão concorrer a um dos muitos prêmios previstos para as crianças com as melhores indumentárias da festa momesca.

“Serão distribuídos vários brindes para quem vier fantasiado, dessa forma vamos deixar o nosso Carnaval muito mais animado”, garante o superintendente do Amazonas Shopping Center, Eduardo Zucareli.

Concurso de Fantasias e Máscaras

O Domingo Magro também é dia da modalidade infantil do tradicional Concurso de Fantasias e Máscaras do Carnaval do Amazonas que é organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Em sua 14ª edição, o evento será realizado no Teatro Amazonas, em alusão à comemoração dos 120 anos da casa, e acontece a partir das 18h de hoje. No dia 26 é a vez da Fantasia Adulto e Máscara.

Aos pequenos foram definidas as categorias Luxo Infantil e Originalidade Infantil, divididas nas faixas etárias de 3 a 5 anos, 6 a 8 e 9 a 12, informa a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura.

Bloco Du Regional

Hoje tem a estreia do Bloco Du Regional, a partir de 16h20 na Praça Paulo Jacob, próximo à avenida Sete de Setembro. A concentração será na rua Emílio Moreira, na Praça 14, às 14h, com prévias de grupos musicais seguido de carreata para a praça. Os maracatus Pedra Encantada e Eco da Sapopema, o grupo cultural Malungo Dudu e a banda Gogó de Arraia são algumas das atrações.

Bloco do Cauxi Eletrizado

O 6º Bloco Cauxi Eletrizado vai ferver o palco da Assinpa (Associação dos Servidores do Inpa) no embalo de marchinhas, frevo e samba na próxima Segunda-feira Gorda, dia 27. A folia terá shows da bateria da Mocidade de Aparecida e a banda do Cauxi Eletrizado, formada pelos grupos Alaídenegão, Cabocrioulo e Os Tucumanus. O DJ Tubarão comandará as pick ups da folia a partir das 17h assim como os intervalos entre as atrações com groove, swing e balanço em discos de vinil. 

O couvert artístico custará R$ 20, até 18h, na entrada da festa, assinada pela Cauxi Produtora Cultural. Após esse horário o valor será de R$ 25. Neste ano, além dos clássicos “Me segura se não eu caio”, “Frevo Mulher”, “Haja Amor” e o Hino do Elefante de Olinda, o Bloco Cauxi Eletrizado tem música nova no repertório.

“É uma sátira do boato de arrastão e tiroteio no Centro, na semana da fuga dos presos do Compaj. Teve um abençoado que postou nas redes sociais que estava na confusão e conseguiu correr para o Remulos, para se salvar, aí é só zoeira”, comenta Clóvis Rodrigues, vocalista de Os Tucumanus e autor da composição.

Publicidade
Publicidade