Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
FOLIA 2020

Educandos quer ‘apagar tristeza’ no Carnaval após incêndio atingir bairro

Em sua  39ª edição a folia educandense vai de “Incêndio de Alegria” nesta temporada, acontecendo de 22 a 25 de fevereiro no bairro da Zona Sul da cidade



carnaval1_CEB3D72C-F7AC-4B15-856A-CD2C9F19E70E.JPG Foto: Arquivo AC
29/01/2020 às 09:51

Declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pela lei nº 4.655 de 28 de agosto de 2018, o tradicional Carnaval de Educandos chega este ano com um tema para resgatar a autoestima das vítimas do fatídico incêndio ocorrido no bairro em 17 de dezembro daquele ano. Em sua  39ª edição a folia educandense vai de “Incêndio de Alegria” nesta temporada, acontecendo de 22 a 25 de fevereiro no bairro da Zona Sul da cidade.

“Esse Carnaval em Educandos tem toda importância para a autoestima de quem perdeu tudo no incêndio. As chamas da tristeza ainda não foram apagadas totalmente. Então, nosso evento tem esse objetivo principal que é levar alegria, autoestima, aquilo tudo que Educandos tem pois nosso povo é festeiro por natureza e nossa festa vai provar isso este ano fazendo com que possamos dar a volta por cima daquele momento muito triste. Vamos mostrar nossa garra, alegria, entusiasmo na maior festa brasileira que é o Carnaval”, conta o organizador Erasmo Amazonas.   



O tradicional Carnaval começará nas primeiras horas da madrugada do dia 22 , o “Sábado Gordo” com os moradores do bairro sendo despertados pelo canto do “Galo”, símbolo maior da folia educandense anunciando a abertura oficial da festa.

“Nossas expectativas para esse Carnaval são as melhores possíveis. Acredito que a 39ª edição do Carnaval de Educandos 2020 será, dentre todas, a melhor em todos os pontos de vista, quer seja na participação popular, quer seja na organização antecipada. Mas, sobretudo, no item animação, e a ideia do tema nasceu da opinião de vários moradores de Educandos que adoraram porque ele tem tudo a ver. O tema visa levar alegria onde havia tristeza, ou seja, a chama, o creptar do fogo da alegria abafando a chama da tristeza”, explica o organizador.  

Ele destaca que entre as novidades deste ano está, por exemplo, a folia ao longo do calçadão do Amarelinho,  “num belíssimo espaço às margens do rio Negro, com aquela brisa gostosa, vindo do rio, olhando de frente para o rio e o povo brincando em um ambiente sadio, saudável, ventilado, gostoso, muito bom”.

No ano passado o Carnaval foi realizado na avenida Lourenço da Silva Braga, na área da Manaus Moderna, mas este ano retorna ao seu “habitat natural educandense” .

Erasmo Amazonas reforça que o Carnaval de Educandos é sempre frequentado por belas mulheres e que elas são representadas no tradicional Concurso de Rainhas. “É uma tradição que faz parte há muitos anos do nosso Carnaval que é o nosso Concurso de Rainhas. Nosso bairro se ‘gaba’ de possuir a maior quantidade de mulheres bonitas por metro quadrado, comparado com os outros bairros”, diz ele, acrescentando que haverá homenagens para o governador do Estado, Wilson Lima, e para secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC), Marco Apolo Muniz.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.