Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Especiais

Em Manaus, escola de samba Vitória Régia embala os 131 anos do bairro Praça 14 de Janeiro

A agremiação comanda festejos do aniversário do 'berço do samba', como é conhecido o bairro localizado na Zona Sul da capital amazonense



1.jpg
Casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba Vitória Régia, um dos símbolos da riqueza cultural do bairro Praça 14 de Janeiro , que amanhã faz 131 anos
13/01/2016 às 10:47

“Bate, bate forte batuqueiro/O Samba na 14 é de Janeiro a janeiro”. Os versos do famoso samba de concentração da Vitória Régia servem como medida para exaltar a força da escola de samba verde e rosa, que é responsável, todos os anos, por capitanear os festejos de aniversário da Praça 14 de Janeiro, que amanhã completa 131 anos de fundação. 

O “Berço do Samba Amazonense”, como é conhecido o bairro que sedia até hoje o primeiro quilombo da cidade, começou na última terça-feira (12) sua programação festiva de três dias com muita música - e não só o samba - em alguns dos principais pontos da comunidade.

Na terça-feira (12), na quadra de esportes localizada na rua Emílio Moreira, entre Tarumã e Japurá, o evento de aniversário começou com um ensaio de bateria da Vitória Régia e mais quatro atrações: bateria da escola, Xote com Pimenta, Bagaceiros do Forró e Vem Cá Sambar.

Na quarta (13), véspera da grande data, a programação inicia às 20h desta vez no palco montado na rua Emilio Moreira, com direito a parabéns pra você e salva de fogos a partir da meia-noite, em um momento que promete emocionar a comunidade, seja ela verde e rosa, ou não. O evento, que tem previsão de encerrar por volta de 3h da madrugada, contará com a presença de autoridades e das bandas Swing Samba Show, Juventude do Samba, Canto da Mata, Carlos Batata e Frutos do Pagode.

Na quinta, dia 14, também no palco montado na rua Emílio Moreira, em frente à quadra da escola, os festejos iniciam às 20h e vão até a meia-noite com a bateria da Vitória Régia, Meu Xodó, Xiado da Xinela, Xote com Pimenta e Forró Ideal.

Para o diretor de eventos da Vitória Régia, Rivaldo Pereira, é uma honra a verde e rosa comandar os festejos de aniversário da Praça 14 de Janeiro.

“A Praça 14 é um dos bairros mais tradicionais de Manaus e tem como referência, a padroeira Nossa Senhora de Fátima e a própria Vitória Régia, que nos seus 40 anos assumiu a organização da festa. É o berço do samba, com o primeiro quilombo e um mix de tradições. E por ser perto do Carnaval sempre a escola de samba  é referência na abertura oficial do Carnaval da Praça 14”, conta Rivaldo, que está há 7 anos no cargo pela verde e rosa da Zona Sul.

História

O bairro já foi chamado de Vila Maranhense, praças Fernandes Pimenta, 14 e Portugal e, na década de 1950, de Praça 14 de Janeiro, em alusão a um levante ocorrido em 1892, por funcionários do Estado devido ao atraso nos salários.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.