Segunda-feira, 06 de Abril de 2020
Raio-X

Por dentro das escolas: entramos nos barracões para mostrar histórias e expectativas do desfile

Para amenizar a ansiedade que é crescente no coração dos apaixonados pelas agremiações, o caderno de Cidades do jornal A Crítica e o Portal A Critica.com vão trazer, a partir de amanhã, uma série de matérias mostrando particularidades e informações das agremiações



primos2020_3A740C3E-DA4F-448F-90C0-11A06FFE95DD.JPG Operário do barracão da escola de samba Primos da Ilha, agremiação que vai abrir o desfile do Grupo Especial dia 22 / Foto: Euzivaldo Queiroz
15/02/2020 às 19:04

Quem gosta de um ziriguidum em meio ao Carnaval vai ter uma semana de muita expectativa visando ao desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus. Para amenizar a ansiedade que é crescente no coração dos apaixonados pelas agremiações, o caderno de Cidades de A CRÍTICA vai trazer, a partir desta segunda-feira (17), uma série de matérias mostrando particularidades e informações das agremiações.

Os textos vão conter comentários de carnavalescos, artistas e operários de barracões passando por presidentes das grêmio-recreativos e colaboradores que fazem um dos espetáculos mais belos e tradicionais da cultura amazonense. Tudo a partir de entrevistas feitas dentro dos próprios galpões das escolas.



A cada dia, duas escolas serão retratadas, seguindo a ordem de programação do desfile, começando na segunda-feira, dia 17, com Primos da Ilha, de enredo “A Promessa - da Capadócia aos Tambores Africanos, Salve Jorge!”, e Unidos do Alvorada, que vai trazer o tema “Oi, Eu Estou Aqui! Alvorada com um Cromossomo a Mais Mostra que Ser Diferente é Normal”.

Na terça-feira (18), serão retratadas Andanças de Ciganos (“Leite – O Líquido da Vida no Deleite do Carnaval”) e Reino Unido da Liberdade (“Turismo).

No dia seguinte, quarta-feira (19), as matérias vão deixar você por dentro da A Grande Família (“Sou Manauara, há 350 anos sentindo orgulho do meu chão”) e Mocidade Independente de Aparecida (“Rituais”.

Já na quinta (20), serão publicadas os textos da Vitória Régia (“Wernher Botelho é Coisa Nossa... O Abuso é Verde e Rosa”) e Mocidade Independente do Coroado (“Do  Barro ao Petróleo Verde, a Mocidade vem Coroar o Sonho Maturo, Iranduba a Cidade do Futuro”).

Guia do Carnaval

Essa cobertura de segunda a quinta-feira vai anteceder outra publicação que é bastante esperada neste período momesmo:  o Guia de Carnaval 2020 que virá em A CRÍTICA na próxima sexta-feira (21), contendo 16 páginas, num raio-x completo das escolas de samba, ficha técnica e, claro, os sambas-enredos oficiais deste ano das oito agremiações e que já estão na boca do povo nos ensaios e eventos carnavalescos. 

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus acontece a partir de 20h no Sambódromo tendo como primeira agremiação a Primos da Ilha; às 21h20 é a vez da Unidos do Alvorada (21h20), Andanças de Ciganos (22h40), Reino Unido da Liberdade (meia-noite), A Grande Família (1h20), Mocidade Independente de Aparecida (2h40), Vitória Régia (4h) e Mocidade Independente do Coroado (5h20).

Estandarte da Torcida

Uma das grandes novidades deste ano da Rede Calderaro de Comunicação (RCC) é a criação do o site do Carnaval de Manaus (carnavalacritica.com) com todas as informações das escolas de samba do Grupo Especial.

O site vai contar com duas enquetes para os torcedores: uma de melhor samba-enredo - que já está ativa - e uma segunda que vai ao ar no dia 22, data do desfile, para escolher a melhor escola, substituindo o “Estandarte do Povo” do Jornal A Crítica.

“Agora em 2020, teremos muitas ações voltadas para o nosso portal de notícias, [acritica.com] e por isso, decidimos não realizar o Estandarte do Povo e fazer um projeto voltado para o digital. Assim surgiu o Estandarte da Torcida, uma votação on line que será realizada dentro do nosso site, na sessão especial de Carnaval”, explica o gerente de Marketing da Rede Calderaro, Rodrigo Barros.

Transmissão

Detentora dos direitos de transmissão do Grupo Especial do Carnaval de Manaus a TV A Crítica vai transmitir, na íntegra, todas as emoções do desfile do próximo dia 22 no Sambódromo. Os demais veículos da RCC também estarão na cobertura que é referência para os foliões.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.