Publicidade
Carnaval
Especiais

Equipe de A Crítica 'em peso' na ilha dos bumbás para a melhor transmissão do Festival 2015

Profissionais experientes da TV, jornal e portal A CRÍTICA estão em Parintins para a elaboração do caderno especial  e transmissão do 50° Festival Folclórico. Neste ano, o público e internautas poderão interagir por meio de aplicativo de celular, além das redes sociais 21/06/2015 às 19:05
Show 1
Profissionais do jornal e portal A CRÍTICA trabalham com dedicação para a produção do caderno especial
Kelly Melo Parintins (AM)

Nada melhor que uma cobertura em 360 graus. No cinquentenário de uma das maiores manifestações folclóricas do Brasil, a Rede Calderaro de Comunicação (RCC) aposta na interatividade e inovação tecnológica para transmitir o Festival de Parintins. Juntos, a TV,  jornal e Portal A CRÍTICA vão levar a cobertura completa do evento antes e durante as três noites de apresentações dos bumbás Garantido e Caprichoso, na Arena.

O diretor-presidente do sistema A Crítica de Rádio e Televisão, Dissica Tomaz Calderaro, destacou que entre as novidades para este ano está o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones em que será possível acompanhar a transmissão do festival em 360 graus: o A CRÍTICA 360.

“Além das câmeras fixas, teremos outras 18 que vão captar as imagens em 360 graus e, por satélite, enviar para o aplicativo. Quem estiver assistindo ao festival daqui, vai poder navegar pelo bumbódromo gratuitamente e ver todos os detalhes do que está acontecendo durante o espetáculo”,  explicou. Dissica Calderaro também afirmou que para ter acesso ao aplicativo o brincante vai poder  baixar o aplicativo, gratuitamente, e criar um conta  para “curtir” cada movimento dos itens dos bois bumbás.

A iniciativa, segundo o diretor-presidente, é inédita no Brasil. Outra inovação da  TV A CRÍTICA para o 50º Festival  Folclórico de Parintins será a captação de todo o material na tecnologia 4K - tecnologia de ponta, com uma definição superior ao Full HD.  

“Estamos preparando muitas surpresas e vêm outras novidades por  aí.A nossa produção será muito visual, porque o festival é isso e queremos levar um produto de qualidade para as pessoas”, afirmou. Ao todo, mais de 100 profissionais de todo o grupo  estão envolvidos no projeto.

De acordo com a gerente de programação e conteúdo, Gisele São Thiago, a emissora desembarcou na Ilha Tupinambarana com mais de 20 toneladas em equipamentos de última geração. “Na primeira noite, entraremos no ar às 21h. No sábado e domingo, a transmissão inicia às 20h”, antecipou Gisele São Thiago. Em cadeia nacional, a transmissão do festival de Parintins será feita pela Rede Record. 

Impresso e Portal

O jornal e o portal A CRÍTICA também estão na ilha dos bumbás. Desde o último 13, uma equipe composta pelos repórteres Kelly Melo e Euzivaldo Queiróz iniciaram a produção das reportagens especiais sobre os 50 anos do Festival para o caderno especial que circula, de hoje até o próximo dia 29. 

No último sábado, outros profissinais, entre repórteres, fotógrafos e editores de  A CRÍTICA chegaram à Ilha Tupinambarana para “completar o time” e reforçar a cobertura dos bastidores e das apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido, comandados pelo editor Diamantino Júnior. 

Segundo Júnior, a edição especial do Jubileu de Ouro vem totalmente reformulada, com novas seções e colunas. “Todos os anos produzimos esse caderno, mas este ano é diferente por ser uma data histórica e marcante. Estamos produzindo um lindo caderno, com profissionais que estão acostumados a cobrir grandes eventos”, afirmou Diamantino, acrescentando também a parceria da empresa com anunciantes de peso. 

O editor-chefe do Portal A CRÍTICA, Victor Affonso, destacou que o site fará a retransmissão, ao vivo, do sinal em HD da TV A CRÍTICA para o mundo inteiro. “No ano passado, internautas de todo o País e do mundo conferiram nossas matérias, vídeos e galerias de fotos. Até pessoas da Europa e Oriente Médio acompanharam as nossas postagens, por exemplo. Neste ano, com a transmissão ao vivo, planejamos impactar ainda mais internautas", garantiu Affonso.  

Outra novidade do site é a participação das jornalistas Lorenna Serrão e Nathália Andrade que comentarão  as apresentações dos bumbás após cada noite de apresentação, além da websérie "Desvendando a Ilha", que mostrará os principais pontos turísticos da Ilha Tupinambarana com a presença de convidados especiais.

Publicidade
Publicidade