Escolas de samba de Manaus vão 'viajar' na imaginação de temas bem variados no desfile
Enredos das oito escolas de samba que vão se apresentar no Sambódromo, no próximo sábado, é variado e traz da temática da mulher à comunicação e outras vertentes

As oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus vão apresentar temas bastante distintos no próximo sábado, dia 6, durante o desfile no Sambódromo. De temas importantes e atuais como a mulher, passando por alimentos essenciais para o ser humano como o pão e outros, cada uma traz uma riquíssima variedade de assuntos que torna ainda mais brilhante as suas apresentações no Sábado Gordo.
Outro fator de destaque é o retorno das transmissões do desfile, neste ano, por parte da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), que detém a exclusividade de exibição, na TV A Crítica, de um dos maiores espetáculos culturais do Norte do Brasil.
Caberá à Primos da Ilha, campeã do grupo de acesso em 2015, a responsabilidade de abrir esse espetáculo do Grupo Especial, às 20h, com a temática “Sou Berço da Vida, Fonte de Inspiração, Guerreira, Sou Ilha, Sou Mulher!”, que traz para a avenida uma reflexão sobre o universo feminino e todas as suas nuances.
Às 21h20, a segunda escola a desfilar na passarela do samba será a Sem Compromisso, com “O pão nosso de cada dia, que o diabo amassou e Deus consagrou”, falando sobre o importante alimento que está na mesa da maioria dos brasileiros e que se tornou uma espécie de verdadeiro “hábito” na mesa das pessoas.
Em seguida é a vez, às 22h40, da Unidos do Alvorada, que vai apresentar o enredo “Rei Arthur, o Legado de uma Lenda”, sobre o lendário personagem da Távola Redonda e trazendo à tona alguns personagens de destaque do passado e da atualidade em setores como a política, por exemplo.
À meia-noite, rufam os tambores da Reino Unido da Liberdade com o tema “Na arte de se comunicar vem meu Reino encantar”, contando a história da comunicação através dos tempos e, claro, dando um ar de atualidade enfatizando a importância das mídias sociais para a globalização da humanidade.
Atual campeã do Carnaval amazonense do Grupo Especial, a Mocidade Independente de Aparecida será a quinta agremiação a desfilar já à 1h20 de domingo homenageando a escola de samba carioca Portela com “A Soberana encontra a Majestade e, nesta passarela, Eu nunca vi coisa mais bela”.
Direto da Zona Leste da cidade, mas com velocidade moderada para não “atropelar” o seu desfile, vai entrar na pista do Sambódromo às 2h40 a A Grande Família, que reedita o tema campeão apresentado no Carnaval de 2006 com “Paz no Trânsito”.
A tradicional verde e rosa Vitória começa a sua apresentação às 4h com o colorido tema “A Terra do Nunca é Verde e Rosa”, trazendo para a avenida a história de Peter Pan, Sininho, Wendy e companhia.
O Carnaval do Grupo Especial vai encerrar com a Andanças de Ciganos, às 5h20, que vai desenvolver o belo enredo “A perfeição das cores sob o olhar pitoresco do imaginário”.
UNANIMIDADE
Se os temas são distintos, pelo menos em três fatores as agremiações são unânimes: a obrigatoriedade da apresentação em no mínimo 55 minutos e máximo de 70 minutos, a intenção de apresentar um dos melhores Carnavais dos últimos tempos no Amazonas e, claro, buscar o sonhado título!