Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
RETORNO

Escolas do Grupo Especial voltam a realizar ensaio técnico no Sambódromo, em Manaus

Atividade fundamental para as agremiações vai acontecer nos dias 6 e 7 de fevereiro; ensaios haviam sido interrompidos ano passado devido a crise financeira



ensaiotecnico.JPG O retorno ao Sambódromo representa um alívio para as agremiações (Foto: Winnetou Almeida)
30/01/2018 às 07:50

As escolas de samba do Grupo Especial de Manaus estão autorizadas novamente a realizar seus ensaios técnicos no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o popular Sambódromo, nos dias 6 e 7 de fevereiro. Os ensaios no Sambódromo foram interrompidos no ano passado devido a crise financeira. 

Cada agremiação tem o tempo de uma hora para fazer seus ajustes. A ordem de ensaios segue a mesma programação de apresentação das agremiações que, por sua vez, desfilam no dia 10. 

No dia 6, a Sem Compromisso abre os ensaios às 21h, seguida da Andanças de Ciganos (22h), Mocidade Independente de Aparecida (23h) e A Grande Família (00h). No dia seguinte, será a vez da Reino Unido da Liberdade (21h), Vitória Régia (22h), Unidos do Alvorada (23h) e encerrando com a Vila da Barra (00h).  

Em 2017 as escolas foram proibidas de realizar seus ensaios, de acordo com o governo do Estado à época, devido à crise financeira.

O retorno ao Sambódromo representa um alívio para as agremiações já que a atividade é de fundamental para se ajustar detalhes do desfile oficial. É nos ensaios técnicos que as escolas testam fatores como o tempo de apresentação, harmonia, evolução de todos os setores da escola, além da sonorização.

Os ensaios técnicos também representam o início dos eventos carnavalescos da temporada no Sambódromo, destacou o secretário de Estado da Cultura (SEC), Denilson Novo. 

No dia 8, em princípío, não haverá atividade no local. Já no dia 9 é a vez dos grupos de acesso do Carnaval amazonense. No dia seguinte, é chegada a hora do desfile das oito grandes do Grupo Especial de Manaus. O Carnaboi, com o tema “O Carnaval com nosso ritmo”, acontece no local dia 12. No dia 13, o sambódromo receberá a banda Galo de Manaus.

Reparos

Ainda segundo o secretário de Cultura, o Sambódromo e os galpões das escolas de samba vão receber reparos e obras emergenciais para sediar os desfiles em plenas condições.
“Há 16 anos, o sambódromo não recebe obras estruturais. Nos reunimos com o governador Amazonino Mendes e falamos sobre esta necessidade, que foi atendida. Já estamos trabalhando para entrar fevereiro com a programação pronta e atendendo a todas solicitações das escolas de samba”, afirmou Denilson Novo.

Ensaios técnicos do Grupo Especial

Dia 6/2, terça-feira
21h - Sem Compromisso
22h - Andanças de Ciganos
23h - Aparecida
0h   - A Grande Família

Dia 7, quarta-feira
21h - Reino Unido
22h - Vitória Régia
23h - U. do Alvorada
0h   - Vila da Barra

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.