Publicidade
Carnaval
Carnaval 2017

'Esquentas' pré-carnavalescos preparam foliões para os grandes dias das bandas

Três bandas, em especial, realizam e vão realizar eventos pré-carnavalescos, os populares “esquentas”, para animar ainda mais seus foliões ávidos por alegria; nesta quinta, por exemplo, acontece o segundo ensaio para a tradicional Banda da Bica, no Centro da cidade  09/02/2017 às 05:00
Show esquentabica
Imagem do interior do Bar do Armando, na última quinta, dia 2, no primeiro esquenta da Banda da Bica / Fotos: Paulo André Nunes, Clóvis Miranda e Reprodução/Facebook
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Época de Carnaval é boa porque, além de todo a folia da época, você ainda consegue se divertir antes das datas oficiais de algumas bandas e blocos carnavalescos da cidade. Três, em especial, realizam e vão realizar eventos pré-carnavalescos, os populares “esquentas”, para animar ainda mais seus foliões ávidos por alegria. 

Uma delas é a Banda Independente da Confraria do Bar do Armando (Bica), que nesta quinta a partir de 20h vai realizar o seu segundo “esquenta” no próprio bar localizado na rua Dez de Julho, próximo ao Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus. O primeiro aconteceu na última quinta-feira no mesmo local, reunindo um público superior a 5 mil pessoas embalados tanto pela banda de metais que contagiou os foliões tanto dentro do bar quanto na área externa, onde as músicas são executadas em veículos (é tão grande a concentração de pessoas, veículos e vendedores ambulantes na área que a via fica congestionada, gerando até mesmo reclamações por parte dos proprietários do Bar do Armando sobre a “concorrência desleal” com o comércio informal. O terceiro esquenta acontece dia 16, precedendo a tradicinal Banda da Bica que sai dia 18 reunindo milhares de “biqueiros” sob o tema “Tem dinheiro. Se não roubar, dá pra fazer”.

Banda do Jaraqui

Quem promete esquentar no sábado, dia 11, de 10h “até as pernas aguentarem”, como diz seu fundador Paulo Onofre, é a Banda do Jaraqui. A concentração é na Praça da Polícia, percorrendo Marechal Deodoro, Sete de Setembro, Dr. Moreira e local de partida.

Na oportunidade serão apresentadas a marchinha campeã da temporada do evento: “Faxina Geral”, do compositor Léo Santos. Em segundo lugar ficou “Manda Quem Pode e Quem manda é a Facção”, de Celestina Maria e Reginaldo Patriarca, e em terceiro “Seu Zé”, do músico Adal. A banda oficial acontece dia 18 no mesmo local.

Bloco do Frei

A rua Frei José dos Inocentes, no Centro antigo, recebeu no último sábado, dia 4, o 1º ensaio do “Bloco do Frei”. O próximo será dia 18, sempre a partir das 16h. Em sua sétima edição, o evento oficial está marcado para o dia 28, Terça-Feira Gorda de Carnaval, com a presença de vários artistas e gigantescos bonecos mamulengos que retratam figuras da comunidade e artistas.

Publicidade
Publicidade