Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
ANIMAÇÃO

Galo de Manaus fecha a programação carnavalesca em Manaus ao som de frevo

Edição deste ano tem como principal homenageado o pernambucano Alceu Valença; para o próximo ano, organização quer prestar homenagem à cantora Elba Ramalho



WhatsApp_Image_2019-03-05_at_17.41.36__1__A5448718-8387-4FDF-A4C6-00CBFC5B9771.jpeg
05/03/2019 às 18:45

Uma das bandas mais esperadas pelos amazonenses e turistas que chegam à cidade para as folias de Momo, o Galo de Manaus 2019 teve início perto do pôr-do-sol desta terça-feira gorda de Carnaval (3) no Sambódromo, Zona Centro-Oeste. Com músicas-tema baseadas no repertório do pernambucano Alceu Valença, a edição deste ano homenageia o compositor pela contribuição histórica na formação do frevo nordestino. 

Com a atração inédita da tirolesa, foliões, simpatizantes e músicos de vários lugares prestigiaram o Galo amazonense com euforia. O casal de aposentados Vicente e Arminda Lima chegou recentemente de Pernambuco e disse que é uma continuação da festa começada por lá. 

"Dançar frevo ao som dessas músicas é especial pra mim. Meus pais são de lá, então nascemos com essa cultura nas costas. Além disso, eu e Arminda comemoramos 47 anos de casados neste ano, então é mais um presente para a gente estar aqui", afirmuo Vicente, com muita alegria.

A banda conta com cinco palcos, dois trios elétricos e mais de 40 atrações em 12 horas de show musical. Aberto ao público, o evento ainda conta com duas áreas vips, incluso open bar em uma delas. Para a Polícia Militar (PM), a expectativa de público pode chegar às 100 mil pessoas até o fim da noite. 

Também pela primeira vez, as Pessoas com Deficiência (PcDs) têm um espaço exclusivo para participar do Galo Alegre. A Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) ofereceu um camarote para cadeirantes e portadores de outras necessidades especiais. 

A advogada Nancy Segadilha tem incapacidade na mobilidade de alguns membros do corpo e usa cadeira de rodas. Por ter um espaço ideal que a abrigue, ela ficou feliz em poder participar da banda. "Se fosse de outro jeito, não viria. É muito bom poder fazer parte de uma festa tão bonita como o Carnaval tendo um veículo especial que me traga ao camarote", declarou. 

Venda ambulante

Enquanto alguns aproveitam para gritar com o galo manauense do frevo, outros aproveitam para conseguir alguma renda. O vendedor de batatas fritas Dione Sena, 33, afirmou que o movimento das bandas até agora foi bom para as vendas.

"Trabalho em parceria com um homem que vende 20kg de batatas fritas enquanto eu rodo a vender no Sambódromo. A cada um pote vendido, que custa R$ 6, eu lucro R$ 1. Mesmo sendo pouco, dá para fazer um dinheiro para os próximos dias", afirmou.

Homenagem 

O empresário Theo Alves explicou que nos últimos anos o Galo honrou nomes do frevo já falecidos, como Reginaldo Rossi e Luiz Gonzaga, e que para esta edição busca enaltecer personalidades que ainda lutam pela representatividade nativa da cultura brasileira. 

"Com a vinda do Alceu no ano passado, ficou mais certo de convidarmos ele como o homenageado deste ano. Para o ano que vem, conversamos com a assessoria da Elba Ramalho e queremos encaixá-la como o próximo destaque da casa", revelou. 

A banda também irá destinar doações para entidades filantrópicas a partir da arrecadação dos frevolês vendidos. Atrás de cada camiseta comprada, o símbolo da instituição parceira do evento sinaliza a destinação do dinheiro, conforme a escolha de quem adquiriu o abadá.

Disk-Pileque

O Detran-AM, em parceria com a Associação dos Condutores de Ambulância do Estado do Amazonas (Amcaam), está com o resgate dos foliões incapazes de dirigirem para casa. O número ‪99438-6107 pode ser acionado por amigos e proprietários de bares. As viaturas estão em pontos estratégicos da cidade para atender as chamadas. O serviço também funciona por WhatsApp, no número ‪99438-6107.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.