Publicidade
Carnaval
Especiais

Garantido exalta ‘Criação e Celebração da Vida’ na 1ª noite do 50º Festival de Parintins

Abrindo primeira noite com espetáculo dentro do tema Vida, bumbá Garantido promete encantar os jurados já nos primeiros minutos de evolução 26/06/2015 às 22:25
Show 1
Garantido abre o 50° Festival Folclórico de Parintins 1
Lorenna Serrão Parintins

CONFIRA GALERIA DE IMAGENS 

Dentro da temática Vida, o Garantido promete fazer grandes espetáculos durante as três noites de apresentação do 50º Festival Folclórico de Parintins. Na coletiva de imprensa para falar sobre o projeto de arena deste ano, a diretoria do Boi do Povão, se mostrou confiante e revelou detalhes, que segundo eles, devem encantar os jurados já nos primeiros minutos de evolução do Boi de Pano, no Bumbódromo.

O presidente Adelson Albuquerque, que antes mesmo do início da festa dos Bumbás, já declarou que o sentimento é de dever cumprido, falou que hoje, primeira noite de apresentação, o Garantido surpreenderá a todos com uma cênica diferenciada, que contribuirá para a conquista do tricampeonato.

“O Garantido abrirá o Festival com um espetáculo bonito e diferenciado dentro do tema vida. Desde o início tivemos uma preocupação com a apresentação de crianças, tipos de nascimento e várias características que definem o que é vida. Tenho certeza que as pessoas se surpreenderão com o momento tribal que será apresentado hoje, uma transformação indígena que com certeza chamará a atenção dos jurados”, disse o presidente avermelhado.

Ainda na primeira noite do Festival, o Bumbá Encarnado falará sobre a “Criação e Celebração da Vida”, uma exaltação à Amazônia e também um alerta ao mundo. De acordo com Mencius Melo, membro da Comissão de Arte do Garantido, a apresentação será uma comunicação do boi com o Universo (Parintins).

“Nosso momento mais impactante, nesse primeiro dia, será o discurso de abertura, quando a batucada vai passar por baixo de um coração e desse coração sairão homens (DNA), totalmente artérias, que se mexerão na arena. Haverá revoada de pássaros e a entrada de homens-barro , é um ato simbólico em direção a criação da vida, e o discurso do Garantido será extremamente sensível a essa condição”, explicou Mencius, dando detalhes sobre a alegoria “Boi Pândega”, do artista Marialvo Brandão, que mostrará o auto do Boi-Bumbá de Parintins.

A segunda alegoria a surgir na arena do Bumbódromo será a Lenda Amazônica “ Yebá Burô”, do artista Júnior Feijó. A Apresentação será dividida em três partes. “O Garantido entende a arte, poetizando o tema vida, depois ele vai descrever o tema e o universo da proposta da primeira noite. E numa terceira parte do texto, gritará ao mundo pela vida. Será um discurso emotivo, poético, ideológico e político”, comenta Mencius.

Este ano, o boi vermelho e branco aposta na sua reinvenção para conquistar o tricampeonato do Festival Folclórico. A nova diretoria resolveu investir na parte cênica, algo que nos últimos anos se tornou uma das principais marcas dos bumbas de Parintins.

Publicidade
Publicidade