Publicidade
Carnaval
Especiais

Garantido promete inovar no 50º Festival Folclórico de Parintins falando sobre o fenômeno da vida

Três noites foram divididas em Criação e Celebração da Vida; Promessa de Vida e Vida e Renascimento 24/06/2015 às 13:58
Show 1
Durante coletiva de imprensa, dirigentes do Garantido falaram detalhes das apresentações na arena
VINICIUS LEAL Parintins

A agremiação Boi-Bumbá Garantido divulgou na manhã desta quarta-feira (24), durante coletiva de imprensa, o projeto do boi de arena que será apresentado nas três noites do 50° Festival Folclórico de Parintins, que ocorre no próximo final de semana, 26, 27 e 28 de junho. Com o tema Vida, o Boi do Povão fará três espetáculos: Criação e Celebração da Vida na primeira noite; Promessa de Vida na segunda noite e Vida e Renascimento, na última noite.

"O Garantido fará um dos melhores espetáculos da história do Festival, um show compacto e dinâmico. É um ano histórico, ano de 50 anos do Festival, e ano de reinventar o boi", disse o Apresentador Israel Paulain, elogiando a Comissão de Artes e o presidente do bumbá, Adelson Albuquerque. "Temos aqui um grupo extremamente competente, que levará para a arena um discurso impactante e tocante na alma".

Segundo Mencius Melo, da diretoria do Boi, o tema Vida é extremamente complexo e abstrato. "Vamos traduzir a vida não só na Amazônia, mas a universalidade disso. Primeiro será a criação e celebração da Vida, a gênese. Depois será uma noite sobre a vida do Garantido, a promessa do Lindolfo Monteverde a São João, e na última noite será o renascimento da vida, o homem que é responsável pelas mazelas do Planeta, mas também é a esperança de cura".


Itens oficiais do Garantido no 50º Festival

As Celebrações Folclóricas do Garantido serão O Boi de Pândega na primeira noite, sobre o auto do boi amazônico; Tradição Folclórica de Parintins na segunda noite; e O Auto do Boi Amazônico na terceira noite. As Figuras Típicas Regionais serão O Contador de Histórias na primeira noite; O Pescador da Amazônia na segunda noite; e Os Coletores da Amazônia na terceira noite, que falará sobre o sincronismo entre o homem e a natureza.

Os Rituais Indígenas do Garantido serão da Tukandeira do povo Santaré-Mawé, na primeira noite; O Poderoso Ritual Apurinã, sobre um mundo nunca visto e que será desbravado pelo Pajé André Nascimento; e o ritual Kuarup, sobre uma festa do reviver. As Lendas Amazônicas serão Yebá Burô na primeira noite, sobre o povo Dessana; o Curupira, o índio guardião da vida na na florestas, Ukarãmã, o povo das araras vermelhas.

Publicidade
Publicidade