Publicidade
Carnaval
BOI-BUMBÁ

Itens do Garantido e Caprichoso chegam ao Rio de Janeiro para desfile na Padre Miguel

As defensoras do item cunhã-poranga e os tripas dos bumbás de Parintins terão destaque em carro alegórico da Mocidade Independente de Padre Miguel 11/02/2018 às 15:14
Show itens
Fotos: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A cunhã-poranga dos bois Garantido e Caprichoso, respectivamente Isabelle Nogueira e Marciele Albuquerque, e os tripas, Denildo Piçanã (Garantido) e Alexandre Azevedo (Caprichoso), chegaram neste domingo (11) no Rio de Janeiro. Os itens do boi-bumbá de Parintins vão participar do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel, no grupo especial das escolas de samba do carnaval carioca.

A escola apresentará na avenida o enredo “Namastê... A estrela que habita em mim saúda a que existe em você”, que fala das relações culturais entre o Brasil e a Índia. No meio desse universo do tema, a introdução do boi Zebu é uma das heranças daquele país na cultura brasileira. Do animal que ajuda, hoje, a formar o rebanho da nossa pecuária, às expressões como o bumba-meu-boi do Maranhã e boi-bumbá da região Norte serão mostrados.

Parintins, com seu incomparável festival folclórico, foi lembrada pelo carnavalesco Alexandre Louzada, o mais consagrado do carnaval carioca, detentor de seis títulos, inclusive o do ano passado pela própria Mocidade Independente.

A sinopse do enredo explica bem a participação dos itens no desfile. O trecho fala: “no Amazonas, a festa tradicional do boi-bumbá sofreu influências indígenas e andinas, ganhando características muito específicas. Em Parintins, o Boi Garantido (o coração vermelho) e o Boi Caprichoso (a estrela azul) se apresentam ao som das toadas e mitos da Floresta Amazônica. Interessante perceber como esse animal estrangeiro hoje faz parte de uma tradição folclórica disseminada pelo país, com nomes, formas de apresentação e temas tão diversificados”.

Segundo a assessoria de comunicação da Mocidade, os itens virão em destaque em cima de um carro alegórico que falará do festival de Parintins. Agora, é só esperar. Para quem vai assistir pela televisão, a Mocidade fecha o desfile da primeira noite, o que deve acontecer já nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (12). Todos os itens viajaram a convite da agremiação carioca.

Publicidade
Publicidade