Publicidade
Carnaval
ESTRANGEIROS

Japoneses curtem desfile das escolas de samba do grupo especial em Manaus

Vários japoneses prestigiaram o desfile neste sábado (10). Um deles chegou até a afirmar que o Carnaval de Manaus pode competir com o do Rio de Janeiro 11/02/2018 às 01:23 - Atualizado em 11/02/2018 às 01:25
Show japoneses 1
A folia brasileira animou até estrangeiros (Foto: Evandro Seixas)
Juan Gabriel Manaus (AM)

O samba da avenida atravessou o planeta e foi até a terra do sol nascente buscar a família Tomozo direto para o sambódromo em Manaus que prestigiou o desfile das escolas de samba do grupo especial neste sábado (10).

Morando em Manaus há cerca de um ano, o engenheiro Morita Tomozo revela ser a sua segunda vez prestigiando o carnaval na capital amazonense. A chegada ao novo país coincidiu com o calendário da folia, o que fez com que o japonês aprendesse desde cedo a cair no samba.

“É muito emocionante e animado. No japão temos alguns festivais locais que acontecem em diferentes partes do país, mas ainda assim é diferente da festa que acontece aqui no Brasil”, confessa o engenheiro que acompanha a folia ao lado da família pela primeira vez.

Tão bonito quanto o Rio

A fama da festa que acontece em fevereiro é algo que não encanta apenas os foliões no Brasil. Morita conta que no Japão, as pessoas conhecem a festa por meio da internet, mas diz que boa parte acredita que acontece apenas na cidade do Rio de Janeiro.

“Os japoneses sabem o que é carnaval porque a gente assiste a vários vídeos e fotos, mas acham que o carnaval é do Rio. Eu mesmo não sabia até vir para Manaus. O carnaval daqui pode competir com o de lá”, diz Morita.

Se pela folia manauara o engenheiro já tem certa familiaridade, o desejo agora é ter a chance de acompanhar a festa também na capital carioca.

 “Em setembro do ano passado nós conhecemos a Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, mas não pudemos ver o carnaval. O que chama a atenção nos sambódromos é que são muito extensos”, revela o asiático, que já deu o recado aos amigos no Japão.  “Do outro lado do mundo já sabem que a festa aqui é de empolgação”.

LEIA MAIS

'É um Carnaval da superação', diz secretário de Cultura do Amazonas

Idosa de 77 anos realiza sonho e assiste pela primeira vez desfile no Sambódromo

Família da 'Dona Zuzu' participa de desfile da Sem Compromisso no Sambódromo

Publicidade
Publicidade