Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
MODA

‘Mago dos sapatos’ confecciona e customiza calçados para as musas do Carnaval

Há sete anos o artista plástico Ronaldo Monteiro é especialista na área e já ganhou diversos prêmios



frfrfr_AD42C6CB-88D9-4562-B1D7-78EDE980695B.JPG (Foto: Marcio Silva)
26/01/2019 às 13:46

Tecidos variados, paetês, glitter, strass, pedrarias, cristais,  tesouras, fita métrica, cola, solas de sapatos, criatividade e muito samba como trilha sonora para servir de inspiração. Há sete anos essa é a rotina e o cenário do artista plástico Ronaldo Monteiro, mais conhecido como ‘Mago dos Sapatos’. Ele é especialista em confecção e customização de calçados para as musas do Carnaval de Manaus. 

Trajetória



Ronaldo conta que tudo começou quando um amigo que estava fazendo uma fantasia, trouxe uma sandália gladiadora de São Paulo e solicitou que ele a customizasse para o Carnaval. O artista aceitou o desafio e, à época, a sandália foi usada por  Bárbara Costa, a primeira musa a usar um sapato confeccionado pelo Mago dos Sapatos. “Foi a única sandália toda trabalhada com pedrarias a desfilar na avenida. Fui o primeiro a lançar essa moda no Carnaval de Manaus”, afirma o artista. 

Após o Carnaval, foi procurado por uma agremiação folclórica de Ciranda. O presidente da Ciranda o contratou e, com toda sua criatividade, inovou no estilo dos sapatos das dançarinas do Festival Folclórico. E desde 2013 o artista é cotado pelas musas das escolas de samba de Manaus para confeccionar os sapatos dos ensaios e do desfile principal.

Prêmios

Como artista plástico, seus dons lhe renderam quatro premiações: em 2016 e 2017 na categoria de melhores artistas do Carnaval; em 2017 foi premiado pela Secretaria de Cultura do Estado, no quesito  de melhor fantasia de mestre-sala e porta-bandeira; e em 2018 como Profissionais do Ano pela Rádio Hits Brasil.  

Mago dos sapatos

Ronaldo Monteiro explica que o nome “Mago dos Sapatos” surgiu pelos fãs de seus trabalhos.  O artista é grato às musas do Carnaval que divulgaram seus primeiros trabalhos nas redes sociais, contribuindo para que outras aderissem a ideia. Bem como assim era chamado, o que o inspirou para seu marketing pessoal.

Criação

Ronaldo relata que todos os sapatos são exclusivos. “Quando olho para o sapato já sei o que vou fazer, é incrível. Considero que a inspiração vem de Deus”, enfatiza.

A ex-miss Codajás e universitária, Ana Karla Petit, 20, dança com os sapatos confeccionados por Ronaldo há um ano. “Os sapatos do Mago são incríveis. São super confortáveis e seguros para dançar. Fico feliz de ter encontrado um artista para produzir nossos sapatos, pois a comodidade no pé na hora de sambar é fundamental”, declara a musa.

Produção

Atualmente Ronaldo confecciona sapatos apenas por encomenda. Graças ao seu trabalho com as musas do Carnaval, atualmente o Mago atende a todos os públicos para todos os eventos. 

Inusitado

Ele relembra que em 2017 fez um sapato especial com cristais para presentear a atriz e musa do Carnaval Viviane Araújo, mas quem recebeu a encomenda foi a cantora Lexa. A artista usou os sapatos durante a gravação de um DVD.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.