Publicidade
Carnaval
DE OLHO

Motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito por conta de bandas e blocos

Ao menos 13 bandas e blocos serão realizados nesta terça-feira (12) de Carnaval; avenida Flaviano Limongi será interditada a partir das 9h 13/02/2018 às 05:30
Show tr nsito
Foto: Reprodução/Internet
Silane Souza Manaus (AM)

O trânsito em algumas vias de Manaus deve sofrer alteração nesta terça-feira (12) de Carnaval devido à realização de pelo menos 13 bandas e blocos. Um destes exemplos é a avenida Flaviano Limongi, situada entre o Sambódromo e a Arena da Amazônia, no bairro Flores, Zona Centro-Sul, que será interditada, a partir de 9h para o desfile do “Galo de Manaus”.

De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), para garantir a segurança nas vias e manter a fluidez do tráfego na região do Sambódromo, onde acontecerá o “Galo de Manaus”, agentes vão atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres.

A área também deve contar com cerca de 2.500 servidores de órgãos como Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e das Polícias Civil e Militar, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). 

Policiamento

Conforme a SSP-AM, a estrutura montada para os eventos carnavalescos no Sambódromo também engloba o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Ao todo, sete câmeras e um drone estarão espalhados em pontos estratégicos para apoiar a atuação das polícias Civil e Militar e fiscalizar irregularidades.

As demais bandas e blocos que acontecerão hoje também contam com efetivo da polícia, de acordo com a SSP-AM. Os eventos começam entre 12h e 16h e seguem até as 23h.

Folia nas ruas

Além do Galo de Manaus, hoje tem as bandas do Copo Cheio (Alvorada 2), do Pedrinho (Compensa), das Baratas na Folia (Betânia), do 5 Estrelas (Centro), da Redenção (Redenção), do Bin Laden (Riacho Doce), dos Kretinus (Armando Mendes), do Jacaré (Alvorada 1), dos Borós (Zumbi 2), da Sarita (Cidade de Deus), além do Carnaval Popular da Zona Norte (Conjunto Nova Cidade) e do bloco Carnavalesco Siri Quer Pau (São Raimundo).

Linhas extras de ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) irá monitorar a frota de ônibus que atenderá as áreas onde haverá bandas de Carnaval nesta terça-feira. Na região do Sambódromo, 253 ônibus irão atender os foliões e o cumprimento da frota será acompanhado por fiscais da  SMTU. As linhas que passam próximo ao Sambódromo farão mais duas viagens extras, após a meia noite.

Limpeza de palcos da folia em dia

O rastro de sujeira deixado pelos foliões, que outrora ficava evidente ao fim das bandas e blocos de Carnaval, não é mais recorrente hoje em dia. A Crítica percorreu, ontem, vários locais das zonas Sul e Centro-Sul da cidade onde aconteceram eventos na noite de domingo e todos estavam bem limpos.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) informou que ampliou a presença dos agentes nas principais avenidas, bairros e locais que recebem as maiores movimentações de pessoas, inclusive com ação de varrição nos três turnos de trabalho.

Mas a responsabilidade pela limpeza do local onde acontece uma banda ou bloco de Carnaval, conforme a Semulsp, é de seus organizadores. Os que não cumprem essas determinações estão sujeitos a sanções.

Publicidade
Publicidade