Domingo, 18 de Agosto de 2019
GALO EDUCANDENSE

Patrimônio Imaterial, Carnaval de Educandos ganha novo local: avenida Lourenço Braga

A tradicional festa educandense completa 38 anos e vai acontecer de 2 a 5 de março



carnavaldeeducandos5_A395F073-7BA8-4546-B1DD-41131CF4040B.JPG O Carnaval de Manaus reúne milhares de foliões todos os anos na Zona Sul da cidade / Fotos: Euzivaldo Queiroz
25/02/2019 às 02:41

É impossível falar dos eventos carnavalescos de Manaus sem fazer referência ao Carnaval de rua de Educandos. E, neste ano, a folia, marcada pelo tradicional “Galo de Educandos” tem mudanças significativas. Uma delas é de local: em vez da orla do Amarelinho e ruas da Cidade Alta a festa acontecerá na avenida Lourenço Braga, em frente ao Parque Jefferson Peres, de 2 a 5 de março, e visando proporcionar o máximo de comodidade aos foliões, diz a organização.

Outra novidade é que o evento carnavalesco foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Amazonas desde agosto do ano passado. E, por fim, neste ano, confirmando o que seu organizador, o radialista e jornalista Erasmo Amazonas adiantou para o jornal A CRÍTICA ano passado, nesta temporada a folia da Cidade Alta voltará a ter, o slogan e a denominação “Galo de Educandos”, que foi utilizada pela última vez em 1988.

Uma das características que diferenciam o Carnaval de Educandos de outras festas do Estado é o fato dele manter as tradições dos carnavais antigos como os que eram realizados na avenida Eduardo Ribeiro: há a disputa entre os blocos carnavalescos que é, por sí só, outro acontecimento imperdível: eles desfilam para o público, em veículos, como se estivessem em plena Marquês de Sapucaí esbanjando irreverência e criatividade. Outra particularidade é ter seu concurso de fantasias, Carnaval infantil com a eleição da rainha mirim, concurso de rainhas destacando a beleza da mulher educandense. 


O tradicional Carnaval Infantil é uma das atrações da folia na Cidade Alta / Foto: Euzivaldo Queiroz

“Nas primeiras horas do dia 2 de março os moradores de Educandos serão despertados pelos toque sonoro dos clarins e do cantar do ‘Galo de Educandos’, símbolo do Carnaval, anunciando a abertura oficial de sua 38ª edição, e na Terça-Feira Gorda todos os blocos e bandas se unirão em um único cordão para fazer do Galo de Manaus o maior, mais animado e tradicional Carnaval de rua da cidade”, disse Erasmo Amazonas. 

Segundo ele, toda a área do evento será fechada por gradeados metálicos e seguranças particulares farão revistas em todas as áreas de acesso ao evento. “Ou seja, uma série de medidas serão tomadas visando contribuir com um item considerado pelos organizadores como o mais importante: a segurança da população. Com tudo isso, o Galo de Educandos vai proporcionar um Carnaval animado, esteticamente bonito e, acima de tudo, seguro”, disse o organizador.

A organização informou que “camarotes confortáveis estarão posicionados em pontos estratégicos, além de barracas padronizadas para venda de bebidas e alimentos e um forte aparato será montado para impedir a invasão de ambulantes que tantos transtornos causam”. 

O festejo recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e da Prefeitura Municipal por intermédio da Fundação Municipal de Cultura,Turismo e Eventos (Manauscult).

Frase

"Queremos convidar o povo amazonense para prestigiar mais um Galo de Educandos de 2 a 5 de março”

Erasmo Amazonas, organizador do Galo de Educandos.

Em Números

32 - São as horas de folia do Carnaval de Educandos, que começa sempre a partir das 16h, com disputa de blocos, atrações musicais e muita animação.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.