Publicidade
Carnaval
FESTIVAL

Primeira edição do Carnaval das Tradições acontece no Largo na Quarta de Cinzas (14)

O evento com entrada gratuita encerra a programação do Carnaval 2018. Diferentes ritmos serão apresentados no Largo São Sebastião 06/02/2018 às 12:43
Show apresenta  o 22222
(Foto: Divulgação/SEC)
acritica.com* Manaus (AM)

Exaltando as raízes musicais brasileiras, a primeira edição do festival musical “Carnaval das Tradições” acontece nesta Quarta-Feira de Cinzas (14), no Largo de São Sebastião, Centro Histórico de Manaus, a partir das 17h. O evento, com entrada gratuita e realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), encerra a programação do Carnaval 2018.

Ritmos como chorinho, samba, maracatu, tambor de crioulo, samba de roda e afoxé serão apresentados no Largo São Sebastião por meio dos grupos Chão de Estrela, Malungo Dudu, Vozes do Cativeiro, Eco da Sapopema e Pão Torrado do 5º Quilombo São Benedito.

De acordo com Cristian Ávila, gerente de Patrimônio Imaterial da SEC, o evento traz para a comunidade amazonense os traços da cultura popular que formaram as raízes musicais brasileiras.

“Criamos o ‘Carnaval das Tradições’ porque nós sentimos a necessidade de apoiar o Carnaval das culturas populares. O evento mostrará essa mistura que temos com os povos, principalmente de matriz africana que se instalaram  aqui no Amazonas e vem trazendo centenas de tradições musicais, que  são a base de nossa cultura em ritmos como o samba de roda e o tambor de crioula, por exemplo”.

Cristian ressaltou o intuito do evento de proporcionar ao folião diferentes expressões musicais. Para ele, ações do tipo apresentam novas opções culturais que podem ser experimentadas pela população. “As pessoas que vão curtir o Carnaval em Manaus este ano vão perceber que existem diversas maneiras de brincar. A gente  apoia também o Carnaval alternativo e a expressões musicais, além dos blocos tradicionais”, disse.

Aruanda Pimenta, uma das coreiras do grupo de tambor de crioula Punga Baré – que faz parte do Pão Torrado do 5º Quilombo São Benedito – considera o “Carnaval das Tradições” um resgate das raízes históricas do Brasil. “Esse tipo de evento é muito importante aqui na cidade para deixar em evidência a cultura popular. É um resgaste ancestral, pois essas manifestações culturais são heranças deixadas para nós e por isso temos a oportunidade de conhecer a nossa própria história”.

Redes sociais

Nos próximos dias, serão divulgados nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), videoclipes informativos que apresentarão a história e significado de gêneros musicais como o chorinho, samba, maracatu, tambor de crioulo, samba de roda e afoxé.

*Com informações de assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade