Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Reinado do saber!

Reino Unido da Liberdade valoriza professor em enredo 'Ao Mestre com Carinho'

A apresentação começa às 1h20 no Sambódromo de Manaus e promete momentos inesquecíveis não apenas para o torcedor apaixonado da Reino, mas para todo o público amante da folia.



reino20181.JPG Parte do carro abre-alas da Reino Unido da Liberdade que será um dos destaques do início da apresentação da escola / Fotos: Márcio Silva
09/02/2018 às 15:11

Atual bicampeã entre as grandes do Carnaval amazonense, a escola de samba Reino Unido da Liberdade escolheu, como tema para este ano, o enredo “Ao Mestre com Carinho, na Escola da Vida eu Sou Professor”, homenageando os mestres tanto no contexto histórico quanto no dia a dia da própria agremiação. A apresentação começa às 1h20 no Sambódromo de Manaus e promete momentos inesquecíveis não apenas para o torcedor apaixonado da Reino, mas para todo o público amante da folia.

A comissão de frente, por exemplo, vai beber nos primórdios da Educação retratando a Grécia Antiga, enfocando os primeiros professores: nossos próprios pais.

Essa definição também será encontrada na tradicional ala das baianas da escola, que virá caracterizada como singelas e carismáticas professoras. Como não poderia deixar de ser, é claro que a sala de aula será retratada na avenida de uma forma bem real, o que vem sendo  guardado a sete chaves pela diretoria.

“As expectativas são enormes, o enredo é maravilhoso, falando sobre os mestres, nossos professores. Vamos defender mais um título, somos bicampeões e em busca do tricampeonato. A escola vem gigantesca, como sempre, com mais de 4.500 componentes, 3 carros alegóricos, um módulo, 32 alas, e vem forte com uma pegada forte, com um samba maravilhoso, e a comunidade está com o samba na ponta da língua. Nossa torcida que fica no bloco G está confeccionando bandeirões, bandeirinhas e balões e vai ser uma grande festa no sábado a partir de 1h20”, disse o presidente Reginey Rodrigues.

A bateria, que é comandada pelo Mestre Nica, vem ensaiando desde setembro, alternando tanto em frente à quadra da escola, localizado no Morro da Liberdade, quanto nas raios dos bairros adjacentes. Durante a semana, praticamente todas as fantasias estavam esgotadas e os carros alegóricos finalizados, numa luxuosa prévia do que vem por aí amanhã no Sambódromo.


O carnavalesco da Reino Unido, Otávio Muniz, faz sua estreia no posto, mas já está há 4 anos na escola

“É um desafio você fazer Carnaval com recursos que chegam praticamente na semana do Carnaval, mas graças a Deus tivemos muito empenho e garra das equipes de barracão e da diretoria. O enredo é muito farto de ideias e vamos buscar a história da educação desde a Grécia Antiga. É muito conteúdo e estamos trabalhando para que o povo consiga entender a importância do professor”, diz o carnavalesco Otávio Muniz, que é estreante no cargo.

Artista plástico é pé-quente e busca terceiro título consecutivo

Pé quente, o artista plástico Mizael Costa, profissional responsável pelas alegorias da Reino Unido, espera buscar seu terceiro título consecutivo de campeão do Grupo Especial do Carnaval amazonense.

“O Reino Unido faz uma homenagem merecida aos mestres professores, a essa que é mãe de todas as profissões e nada mais justo do que levar alegorias bonitas, coloridas e be acabadas para a avenida para, realmente, prestigiar esses mestres criadores. Estamos fazendo o possível para que nossas criações façam jus a eles”, comentou Costa.


O artista Mizael Costa é o responsável por dar vida às alegorias da agremiação do Morro da Liberdade

Ele destaca que, para ser artista do Carnaval de Manaus é necessário ter, além do talento, também fazer “mágica” em face das dificuldades financeiras que as escolas passam. “Às vezes é preciso abrir mão do que a gente pensa e buscar alternativas para com que a qualidade permaneça, sem perder o brilho. É aí que entra a nossa criatividade, e talvez, por isso, sejamos chamados de artistas”, revela.

Mizael comanda 10 operários de barracão que se juntam a 6 do carnavalesco Otávio Muniz para dar vida às estruturas de um dos enredos mais merecidos do Carnaval amazonense. Afinal, mestre é pra ser louvado!

Raio-X

Nome: Reino Unido da Liberdade

Enredo: Ao Mestre com Carinho – na Escola da Vida eu Sou Professor”

Data de fundação: 5 de setembro de 1981

Componentes: 4.500

Entra na avenida às: 1h20

SAMBA-ENREDO DA REINO UNIDO DA LIBERDADE

Compositores: Marquinhos Negritude, Herlon Muleque do Banjo, Bosquinho Poeta, Clênio Fanciné, Wanderley Freitas, Ney Butika, Paulino Braga, Willian Pimentel, Helder Silveira, Jorge Varela, Elvys de Paula, Rodrigo Froes e Roney Cruz .

É com muito amor que eu vou cantar

E a reino unido vem exaltar

A estrela guia, facho reluzente

Professor, anjo em forma de gente

Pai de toda profissão

Me faz voar nas asas da imaginação

Herói da resistência, incansável

Espalha a semente do saber

Enfrenta adversidade com dignidade

Sem perder a esperança

Fio condutor de uma criança

Tem o divino dom de ensinar

É pai, é mãe, amigo leal

É o enredo do meu carnaval

Pegue o lápis, não esqueça a lição

Na ausência do caderno escreva no papel de pão

Acredite em você e aonde quer chegar

A nota 10 da furiosa é pra passar

Dedicado em prol da educação

Singra os rios…, estradas de chão

A vida é a escola de maior ensinamento

Com amor ou com a dor…, o giz na lousa do tempo

“saudade da professorinha que me ensinou o bê a bá”

Quem dera ver o respeito e a justiça em devoção

Pra’quele que tem a missão de um mundo novo despertar

Oh! Meu brasil vamos valorizar!

Com você eu aprendi, o limite é o céu

“teacher”, pra você tiro o chapéu

Minha corôa conquistei, e reconheço

“ao mestre, com carinho” agradeço!

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.